Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/62270
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorStephanie Mayra de Moraessantospt_BR
dc.creatorEmanuella Gomes Maiapt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T16:26:11Z-
dc.date.available2024-01-02T16:26:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issueSuppl 1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0102-311x00188317pt_BR
dc.identifier.issn16784464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62270-
dc.description.abstractThe study sought to identify the prevalence of voice-related problems teaching basic education teachers and to analyze their association with the practice of physical activity. We used data from a phone survey of a representative sample (n = 6,510) of Educatel Study carried out be tween October 2015 and March 2016. The main data of this study were self-referred voice-related problems teaching, leisure-time physical activity (defined according to its intensity, duration and frequency) and potential confounding variables. The data was analyzed using Poisson regression models with robust variance. Around one fifth of teachers (20.5%) reported having had voice-related problems teaching, while approximately one third reported sufficient leisure-time physical activity (≥ 150 minutes/week) (37.8%). Both recommended physical activity volume and five or more days of physical activity per week (regardless of total volume) were inversely associated with voice-related problems teaching, both in bivariate models and in models adjusted for confounding variables (sex, age and working hours). Basic Education teachers have a high prevalence of voice-related problems teaching. Sufficient leisure-time physical activity and exercising five or more days a week are po tential protective factors for reducing this problem.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi identificar a prevalência de problemas na docência por causa da voz entre os professores da educação básica, e analisar sua associação com a prática de atividade física. Foram utilizados dados de inquérito por entrevista telefônica junto à amostra representativa (n = 6.510) de professores do Estudo Educatel, entre outubro de 2015 e março de 2016. As informações de interesse central deste estudo compreendem o relato do professor de problemas na docência por causa da voz, a prática de atividade física no lazer (definida por sua intensidade, duração e frequência) e potenciais variáveis de confundimento. A análise dos dados foi estudada por meio de modelos de regressão de Poisson com variância robusta. Cerca de um quinto dos professores (20,5%) relatou problemas na docência por causa da voz, enquanto aproximadamente um terço relatou a prática de atividade física suficiente no lazer (≥ 150 minutos/semana) (37,8%). Tanto a prática de volume recomendado de atividade física quanto a prática de atividade física em cinco ou mais dias por semana (independentemente do volume total) estiveram associadas de forma inversa a problemas na docência por causa da voz, tanto em modelos bivariados quanto naqueles ajustados por variáveis de confundimento (sexo, idade e jornada de trabalho). Professores da Educação Básica apresentam alta prevalência de problemas na docência por causa da voz. A prática suficiente de atividade física no lazer e a prática semanal por cinco ou mais dias despontam como fatores potenciais de proteção para a redução da prevalência deste problema.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Saúde Pública-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.subjectInquéritos Epidemiológicospt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherProfessores Escolarespt_BR
dc.subject.otherInquéritos Epidemiológicospt_BR
dc.subject.otherSaúde Ocupacionalpt_BR
dc.titleLimitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: estudo educatel, brasil, 2015/2016pt_BR
dc.title.alternativeLimitation of the use of voice in teaching and leisure-time physical activity: Educatel Study, Brazil, 2015/2016pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/0102-311X00188317pt_BR
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