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http://hdl.handle.net/1843/63630
Type: | Dissertação |
Title: | Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis |
Authors: | Guilherme Araújo Grochowski |
First Advisor: | Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega |
First Co-advisor: | Daniela Antunes Lessa |
First Referee: | Guilherme de Castro Leiva |
Second Referee: | Leise Kelli de Oliveira |
Third Referee: | Eugênia Doria Viana Cerqueira |
Abstract: | Por sua difusão e facilidade de implantação, os sistemas de transporte por ônibus são os mais frequentes e talvez sejam os mais importantes provedores de acessibilidade urbana, ligando de forma relativamente barata diversos pontos de cidades médias a megalópoles. O nexo entre o valor do solo e acessibilidade ao transporte público por ônibus é relativamente pouco estudado, apesar de suas relações serem há muito conhecidas. Isso deve-se à uma dificuldade de se quantificar e qualificar tal relação devido à complexidade inerente à mesma, que possui múltiplas dimensões e variáveis subjacentes. O presente trabalho propõe a aplicação métodos de regressão para melhor compreender como ocorrem as relações entre o valor do solo e a acessibilidade de transportes, no contexto de Belo Horizonte: os métodos de Regressão Geograficamente Ponderada (GWR) e de Regressões Hedônicas Verificou-se a existência de poucas relações estatísticas entre as duas variáveis: acessibilidade ao transporte por ônibus e o valor do solo. Porém, o trabalho explorou as relações de variáveis hedônicas com o transporte, contribuindo com um maior conhecimento da relação acessibilidade e valor do solo, o grande driver do desenvolvimento urbano. O presente trabalho tem como contribuição principal a aplicação do método de GWR associado às regressões hedônicas, num contexto de interação entre Uso do Solo e Transportes, mostrando a validade e fragilidade das propostas. Entre suas descobertas está que, mesmo em contexto adverso, e não sendo desenvolvido para o fim de gerar desenvolvimento urbano e direcionar o mercado imobiliário, melhorias no sistema de transporte por ônibus, pode gerar alguma pequena contribuição no valor do solo. |
Abstract: | Due to their widespread use and ease of implementation, bus transportation systems are the most common and perhaps the most important providers of urban accessibility, connecting various points within cities ranging from medium-sized cities to megalopolises in a relatively inexpensive manner. The link between land value and accessibility to public bus transportation has received relatively little research attention, despite its long-known associations. This is due to the difficulty of quantifying and qualifying such a relationship, given its inherent complexity with multiple dimensions and underlying variables. This study proposes the application of regression methods to better understand the relationships between land value and transportation accessibility in the context of Belo Horizonte. The methods employed are Geographically Weighted Regression (GWR) and Hedonic Regressions. Few statistically significant relationships were found between the two variables: accessibility to bus transportation and land value. However, the study explored the relationships of hedonic variables with transportation, contributing to a greater understanding of the relationship between accessibility and land value, which is a major driver of urban development. The main contribution of this study lies in the application of the GWR method combined with hedonic regressions in the context of Land Use and Transportation interaction, demonstrating the validity and limitations of these approaches. Among its findings is that even in an adverse context, where the improvement of the bus transportation system is not specifically aimed at generating urban development or directing the real estate market, it can still generate a modest contribution to land value. |
Subject: | Transportes Acessibilidade Transporte urbano Solo - Uso Sistema BRT de transporte Ônibus |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63630 |
Issue Date: | 11-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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