Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLarissa Cardoso de Miranda Araújopt_BR
dc.creatorJuliana de Paula Matos Souzapt_BR
dc.creatorPaula Martins Hortapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T17:20:21Z-
dc.date.available2024-02-15T17:20:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume56pt_BR
dc.citation.issue41pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage10pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/s1518-8787.2022056003491pt_BR
dc.identifier.issn15188787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63982-
dc.description.resumoOBJETIVO: Identificar o patrocínio por empresas do setor de alimentos e bebidas das seleções participantes da Copa América de Futebol 2019 e associar esse patrocínio a características das seleções e de seus respectivos países.MÉTODOS: Foram identificados os patrocinadores das 10 seleções participantes da 46ª edição da Copa América de Futebol. Essas entidades foram classificadas em empresas i) de alimentos, ii) de bebidas alcoólicas e iii) de outros segmentos. As empresas de alimentos foram classificadas de acordo com seus produtos, segundo a classificação NOVA. Além disso, dados sobre o número de títulos anteriormente conquistados pelas seleções na Copa América e na Copa do Mundo foram obtidos, assim como dados do índice de desenvolvimento humano, de venda anual per capita de alimentos ultraprocessados e de consumo anual per capita de bebidas alcoólicas dos países. RESULTADOS: Um total de 89 patrocínios foram identificados para as 10 seleções estudadas, alguns desses apoiando duas ou mais equipes. Dezoito por cento dos patrocinadores eram empresas de alimentos, sendo 12,4% de alimentos ultraprocessados. A categoria de bebidas alcoólicas representou 7,9% dos patrocinadores. As empresas de bebidas ultraprocessadas e as de bebidas alcoólicas patrocinaram sete das 10 seleções estudadas. Notou-se maior participação de patrocinadores de empresas de alimentos ultraprocessados em seleções de países com maior índice de desenvolvimento humano, venda de alimentos ultraprocessados e número de títulos de Copa América e Copa do Mundo. Já o patrocínio por empresas de bebidas alcoólicas foi maior em seleções de países com menor índice de desenvolvimento humano, consumo de álcool e número de títulos em Copa América e Copa do Mundo. CONCLUSÃO: Evidenciou-se uma presença significativa de empresas de alimentos ultraprocessados e de bebidas alcoólicas como patrocinadores das seleções sul-americanas de futebol e que as características de desempenho esportivo das seleções e questões socioeconômicas e de mercado dos países se associam à ocorrência do patrocínio.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista De Saúde Pública-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectApoio Financeiropt_BR
dc.subjectIndústria Alimentíciapt_BR
dc.subjectAlimentos e Bebidaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.otherFutebolpt_BR
dc.subject.otherApoio Financeiropt_BR
dc.subject.otherIndústria Alimentíciapt_BR
dc.subject.otherAlimentos e Bebidaspt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.titlePatrocínio por empresas de alimentos e bebidas no futebol: análise da copa américa 2019pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003491pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrocínio por empresas de alimentos pdfa.pdf191.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.