Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64003
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O sagrado em Guimarães Rosa: uma leitura comparada dos contos Chronos kai Anagke e A terceira margem do rio
Autor(es): Eulália Érica Dutra dos Santos
primer Tutor: Roberto Alexandre do Carmo Said
primer miembro del tribunal : Pedro Rena Todeschi
Segundo miembro del tribunal: Mário Fernandes Rodrigues
Resumen: Sabe-se que Guimarães Rosa (1908-1967) é um autor conhecido e reconhecido cujas obras estão relacionadas ao suprarregionalismo, além disso, a influência da literatura fantástica, sacra e religiosa pode também ser percebida em seus primeiros contos e até romances. O principal direcionamento deste artigo é realizar uma leitura do sagrado, com suas derivações religiosas, em dois momentos distintos da trajetória de Rosa. Para tanto, será analisado o conto Chronos kai Anagke e traçada uma analogia entre este conto e o conto A terceira margem do rio, além de enfatizar aspectos da forma divina em ambos, revelando o que podem ser considerados como destaques religiosos, e que parte dessa abordagem foi posteriormente absorvida pelo autor para cimentar sua identidade, tornando-se parte constitutiva de sua narrativa.
Abstract: It is known that Guimarães Rosa (1908-1967) is a well-known and recognized author whose works are related to supraregionalism, in addition, the influence of fantastic, sacred and religious literature can also be perceived in his first short stories and even novels. The main aim of this article is to carry out a reading of the sacred, with its religious derivations, in two distinct moments of Rosa's trajectory. To do so, the short story Chronos kai Anagke will be analyzed and an analogy will be drawn between this short story and the short story The third edge of the river, in addition to emphasizing aspects of the divine form in both, revealing what can be considered as religious highlights, and that part of this approach was later absorbed by the author to consolidate his identity, becoming a constitutive part of his narrative.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64003
Fecha del documento: 22-sep-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
VERSÃO FINAL2. TCC.23-ERICA com ajustes para o repositório.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.