Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64009
Type: Dissertação
Title: Por uma visibilidade transmasculina?: dinâmicas de produção, mediação e apropriação da informação no canal do youtuber Lucca Najar
Other Titles: For transmasculine visibility?: dynamics of production, mediation and appropriation of information on youtuber Lucca Najar’s channel
¿Por la visibilidad transmasculina?: dinámicas de producción, mediación y apropiación de información en el canal del youtuber Lucca Najar
Authors: Anna Luiza Werkema Ferreira Freitas
First Advisor: Fabrício José Nascimento da Silveira
First Referee: Maria Aparecida Moura
Second Referee: Rafaela Vasconcelos Freitas
Third Referee: Lorena Tavares de Paula
Abstract: A presença de homens trans no espaço das mídias digitais foi ampliada nos últimos anos. Muitos deles passaram a recorrer a plataformas digitais como o YouTube para compartilhar suas experiências, discutir questões relacionadas à identidade de gênero e para se conectarem com outras pessoas da comunidade trans, movimentos responsáveis por tornar visíveis demandas informacionais que, transpondo a esfera individual, são convertidas em pautas de um debate público. Atentando para isso, o presente estudo buscou responder à seguinte questão-problema: em que medida as dinâmicas de produção, mediação e apropriação da informação agenciadas pelo canal do youtuber Lucca Najar contribuem para fomentar discussões voltadas à visibilidade trans? Em face disso, definiu-se como objetivos específicos: 1. discutir o conceito de gênero, abordando-o a partir da teoria da performatividade de Judith Butler (2016b) e tencionando-o por meio da problematização de questões relacionadas às pessoas trans; 2. identificar as possibilidades de interação, as dinâmicas informacionais e os regimes de visibilidade instaurados no e pelo YouTube; 3. caracterizar como se dá o processo de produção, mediação e apropriação da informação no canal Lucca Najar; e, 4. analisar em que medida as dinâmicas acima identificadas contribuem para fomentar discussões voltadas à visibilidade trans. Em termos de sua caracterização metodológica, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e de matriz quali-quantitativa centrada no estudo de caso, posto que pretendeu investigar como ocorrem as dinâmicas informacionais de produção, mediação e apropriação da informação no canal Lucca Najar e se elas corroboram para a promoção da visibilidade das pessoas trans de modo geral e em particular dos homens trans. Para a coleta de dados realizou-se levantamento dos vídeos publicados pelo youtuber no período de 31 de agosto de 2016 a 28 de maio de 2020, os quais foram categorizados tematicamente, classificados a partir de índices métricos apresentados pelo próprio YouTube, descritos e analisados a fim de apreendermos se as dinâmicas informacionais mobilizadas por Lucca Najar potencializam a visibilidade trans. Como resultado, infere-se que as dinâmicas de produção, mediação e apropriação da informação agenciadas pelo youtuber contribuem para visibilizar discussões de interesse da comunidade trans, favorecendo a mudança de percepção em relação à transição de gênero e potencializando o reconhecimento das identidade(s) trans pela sociedade, mesmo que no momento atual esse não seja mais o principal foco do Canal Lucca Najar.
Abstract: The presence of trans men in the digital media space has expanded in recent years. Many of them have started to turn to digital platforms such as YouTube to share their experiences, discuss issues related to gender identity and to connect with other people in the trans community, movements responsible for making visible informational demands that, transcending the individual sphere, are converted into agendas for a public debate. Aware of this, the present study sought to answer the following question-problem: to what extent do the dynamics of production, mediation and appropriation of information mediated by the youtuber Lucca Najar's channel contribute to foster discussions focused on trans visibility? In view of this, the following specific objectives were defined: 1. to discuss the concept of gender, approaching it from Judith Butler's theory of performativity (2016b) and intending it through the problematization of issues related to trans people; 2. identify the possibilities of interaction, the informational dynamics and the visibility regimes established in and by YouTube; 3. to characterize how the process of production, mediation and appropriation of information takes place in the Lucca Najar channel; and, 4. Analyze to what extent the dynamics identified above contribute to fostering discussions focused on trans visibility. In terms of its methodological characterization, it is an exploratory research with a qualitative-quantitative matrix centered on the case study, since it intended to investigate how the informational dynamics of production, mediation and appropriation of information occur in the Lucca Najar channel and whether they corroborate the promotion of the visibility of trans people in general and trans men in particular. For data collection, a survey of the videos published by the youtuber in the period from August 31, 2016 to May 28, 2020 was carried out, which were categorized thematically, classified based on metric indices presented by YouTube itself, described and analyzed in order to apprehend whether the informational dynamics mobilized by Lucca Najar enhance trans visibility. As a result, it is inferred that the dynamics of production, mediation and appropriation of information mediated by the youtuber contribute to make visible discussions of interest to the trans community, favoring the change of perception in relation to gender transition and enhancing the recognition of trans identity(ies) by society, even if at the current moment this is no longer the main focus of the Lucca Najar Channel.
Subject: Ciência da informação
Gênero - Estudo
Internet - Produção e uso da informação
Transexuais
YouTube (Recurso eletrônico)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64009
Issue Date: 7-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons