Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64151
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dc.contributor.advisor1Victor Natanael Schwetter Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062967617727151pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Augusto Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.referee2Kammilla Eric Guerra de Araújopt_BR
dc.creatorSimone Aparecida da Silva Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T12:17:09Z-
dc.date.available2024-02-19T12:17:09Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64151-
dc.description.resumoEste estudo, de base quantitativa, buscou identificar a percepção dos servidores da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte MG, em relação ao feedback recebido no processo de avaliação de desempenho. Foram utilizados autores sobre o tema da avaliação de desempenho e gestão de pessoas, como Bergue (2008), Chiavenato (2015), e Pontes (2020). A metodologia envolveu uma amostra de 29 servidores da Subsecretaria de Administração, selecionados a partir dos critérios de intencionalidade e acessibilidade. O instrumento de coleta de dados foi um survey, contendo 51 questões relativas às dimensões: focos do feedback emitido, cuidados na sua emissão, contribuições e uso prático após a avaliação de desempenho, mensuradas por meio de escala Likert (1975) de cinco pontos. O instrumento foi baseado no Google Forms, e o link para acesso online foi disponibilizado no mês de setembro de 2023. Os dados coletados foram tabulados e, em seguida, foram calculadas as frequências de respostas, utilizando o software Microsoft Excel. Foram apresentados os dados do perfil da amostra. Em seguida, realizou-se o cálculo das médias, desvio padrão e variância de cada questão do instrumento. Por fim, buscou-se descrever os resultados e fazer deduções para responder ao problema de pesquisa. Como resultados, observou-se que o feedback emitido cumpre parcialmente sua finalidade de aprimoramento profissional e falta melhor preparo do ambiente e do tempo para sua prática. Quanto aos cuidados na emissão do feedback evidenciou-se a necessidade de uma comunicação mais assertiva do avaliador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcordo de resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleO feedback no processo de avaliação de desempenho na percepção de servidores públicospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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