Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/64394
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fernanda Piana Santos | pt_BR |
dc.creator | Raquel Conceição Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Leonardo de Paula Amorim | pt_BR |
dc.creator | Lays Renhe Bugança | pt_BR |
dc.creator | João Henrique Lara do Amaral | pt_BR |
dc.creator | Efigênia Ferreira e Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Viviane Elisângela Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T16:47:14Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T16:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-30 | - |
dc.citation.volume | 8 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 266 | pt_BR |
dc.citation.epage | 281 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-2326 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/64394 | - |
dc.description.abstract | The Adolescent Health Booklet (AHB) was created to provide adolescents with learning about their health, distributed in schools and incorporated into the strategies of the School Health Program (SHP). In order to contribute to the training of SHP monitors, a workshop on AHB was planned as one of the actions of the Healthy Schools extension project. The workshop proposed to present the instrument, encouraging the appropriation and recognition of potential contributions in the monitoring and follow-up of adolescent health. One hundred and eighteen monitors from the SHP of Belo Horizonte participated. The results were presented through content analysis. The qualification of the professionals, the orientation of the family members, the partnerships, the integration of the professionals and the own distribution of the AHB appear as problems that must be overcome. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) foi criada para proporcionar ao adolescente aprendizado sobre a sua saúde, sendo distribuída nas escolas e incorporada às estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE). Com o intuito de contribuir para a formação de monitores do PSE, foi planejada uma oficina sobre a CSA, como uma das ações do projeto de extensão Escolas Saudáveis. A oficina propôs apresentar o instrumento, estimulando a apropriação e o reconhecimento das potenciais contribuições no monitoramento e acompanhamento da saúde dos adolescentes. Participaram 118 monitores do PSE de Belo Horizonte. Os resultados foram apresentados por meio da análise de conteúdo. A capacitação dos profissionais, a orientação dos familiares, as parcerias, a integração dos profissionais e a própria distribuição das CSA aparecem como problemas que devem ser superados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | pt_BR |
dc.publisher.department | FAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Interfaces - Revista de Extensão da UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária a Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde pública | pt_BR |
dc.title | Formação dos monitores do Programa Saúde na Escola: oficina sobre caderneta de saúde do adolescente | pt_BR |
dc.title.alternative | Training of monitors of the School Health Program: workshop about Adolescent Health Booklet | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19553 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6900-7559 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO DOS MONITORES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA_ OFICINA SOBRE CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE.pdf | 440.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.