Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64400
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dc.creatorDébora de Oliveira Camargospt_BR
dc.creatorJoão Henrique Lara do Amaralpt_BR
dc.creatorNajara Barbosa da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T16:50:19Z-
dc.date.available2024-02-21T16:50:19Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage498pt_BR
dc.citation.epage513pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53895pt_BR
dc.identifier.issn2359-0424pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64400-
dc.description.abstractInterprofessional education (IPE) develops favorable collaboratives skills for training health professionals, such as teamwork, problem solving and comprehensive health care, but experiences about Interprofessional education in dentistry teaching in Brazil are scarce. The objective of this work was to analyze the teaching plans of the curricular matrix of the Dentistry course of a public institution, with regard to IPE. Documentary, descriptive, exploratory research was conducted, with analysis of the teaching plans of compulsory and optional disciplines, made available by the Undergraduate Collegiate in 2019 of the Dentistry course at Federal University of Minas Gerais (FUMG). Among the 97 disciplines, distributed from the 1st to the 10th period, no discipline cited principles of IPE. Only eigth mentioned some multiprofessional action, totaling 15% of the total course workload. The teaching plans showed multiprofessional work by observation (n=3) and acting with other professionals (n=5). It was perceived that these disciplines with multidisciplinary work are strategic fields for the insertion of IPE in the dentistry curriculum of FUMG. These results suggest that IPE is non-existent within the pedagogical project of the Dentistry course at FUMG, a common framework in other national institutions that offer this course. In this sense, it is necessary to support and encourage dentistry courses to promote changes in their curricula, aiming to contribute to the qualification of professionals and health care.pt_BR
dc.description.resumoA educação interprofissional (EIP) desenvolve competências colaborativas favoráveis para formação de profissionais na saúde, como trabalho em equipe, resolutividade e integralidade da atenção em saúde, porém experiências sobre EIP no ensino da Odontologia no Brasil são escassas. O objetivo deste trabalho foi analisar os planos de ensino da matriz curricular do curso de Odontologia, de uma instituição pública, no que se refere à EIP. Foi realizada pesquisa documental, descritiva, exploratória, com análise dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias e optativas, disponibilizados pelo Colegiado de Graduação em 2019 do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre as 97 disciplinas, distribuídas do 1° ao 10° período, nenhuma disciplina citou pressupostos ou princípios da EIP. Apenas oito mencionaram alguma ação multiprofissional totalizando 15% da carga horária total do curso que corresponde a 4005 horas. Os planos de ensino evidenciaram o trabalho multiprofissional por observação (n=3) e atuação com outros profissionais (n=5). Das disciplinas que apresentam interação com outros profissionais, somente uma tem sua prática dentro da Faculdade de Odontologia. Foi percebido que estas disciplinas com trabalhos multiprofissionais são campos estratégicos para a inserção da EIP no currículo de Odontologia da UFMG. Estes resultados sugerem que a EIP é inexistente dentro do projeto pedagógico do curso em Odontologia na UFMG, quadro comum em outras instituições nacionais que oferecem este curso. Nesse sentido, é necessário um apoio e incentivo aos cursos de Odontologia para que promovam mudanças em seus currículos, visando contribuir para qualificação dos profissionais e na atenção à saúde.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Sustinerept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Interprofissionalpt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Saúdept_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectAspectos Multiprofissionaispt_BR
dc.subjectRelações Interprofissionaispt_BR
dc.subject.otherOdontologiapt_BR
dc.subject.otherSaúdept_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.titleEducação interprofissional em uma Faculdade Federal de Odontologia: uma análise exploratóriapt_BR
dc.title.alternativeInterprofessional Education at a Federal School of Dentistry: an exploratory analysispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/53895pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3810-0483pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6900-7559pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3366-0032pt_BR
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