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dc.contributor.advisor1Hani Camille Yehiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5816909391153518pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Mazoni Andrade Marcal Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Carla Aparecida de Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee3Maurilio Nunes Vieirapt_BR
dc.creatorPriscilla Chantal Duarte Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710896451555588pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T15:20:52Z-
dc.date.available2024-02-27T15:20:52Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64781-
dc.description.abstractIn the educational research, mental fatigue is understudied, particularly when inferring a correlation with academic performance. The objective of this study is to investigate the effect of mental fatigue on the attentional cognitive performance of university students. The approach involves a systematic literature review, analysis of psychometric assessment scales on fatigue, sleepiness in acute and cumulative stages, and stress perception scale, along with an experimental analysis through neurophysiological recordings. A systematic review is conducted on P300, mental fatigue, and attention, encompassing 25 studies (n = 3, 091). For the scope of this study, a dataset of cross-sectional data is used with (n = 115) participants, comprising 82 males and 33 females, all engineering students, aged between 19 and 30 years. The results show gender differences in fatigue and sleepiness states. In accumulated fatigue, 48.5% of women concentrate on more severe stages, while 67.1% of men are in moderate stages (p < 0.001). Regarding accumulated sleepiness, mild sleepiness is observed in 50.0% of men and moderate sleepiness in 39.4% of women, with no significant difference between the two groups (p = 0.054). 60.9% of participants exhibited moderate fatigue, and 46.1% reported mild excessive sleepiness. As for acute fatigue and sleepiness states, 50% of women scored moderate to severe fatigue, and 50% of men reported mild to moderate levels. There was no statistical difference between the groups in acute sleepiness (p = 0.13). 51.3% of the sample exhibited acute fatigue. Female participants are more affected, showing a higher incidence of fatigue among university students. Regarding stress, 39.1% of the sample scored a high stress perception index (p < 0.001). There was statistical significance in the correlation between the scales. The higher the fatigue, the greater the sleepiness (p < 0.001). Concerning the Stress Perception Scale, higher stress perception corresponds to increased fatigue. Similarly, higher scores on the acute sleep scale correlate with higher scores on the Stress Perception Scale. The literature review indicated that the P300 component is the most studied and related to attention. In event-related potential (ERP) measurements, involving (n = 4) engineering students, results showed a higher P300 amplitude for the rested condition. The P300 component was most evident in ERP investigation. There was no difference in the oddball task associated with counting deviant stimuli. In conclusion, mental fatigue affects attentional aspects of brain processes and compromises the academic performance of university students.pt_BR
dc.description.resumoNo campo educacional, a fadiga mental é pouco estudada, sobretudo quando se infere uma correlação com o desempenho acadêmico. O objetivo deste estudo é investigar o efeito da fadiga mental no desempenho cognitivo atencional de estudantes universitários. Parte-se de uma revisão sistemática da literatura, análise de escalas de avaliação psicométrica sobre fadiga, sonolência, nos estágios agudo e acumulado, e escala de percepção do estresse, além de uma análise experimental por meio de registros neurofisiológicos. Realiza-se uma revisão sistemática sobre o P300, fadiga mental e atenção, incluindo 25 estudos (n = 3.091). Para o escopo deste estudo, utiliza-se um conjunto de dados transversais com (n = 115) participantes, sendo 82 do sexo masculino e 33 do sexo feminino, todos estudantes de engenharia, de idade entre 19 a 30 anos. Os resultados mostram que houve diferença entre gêneros nos estados de fadiga e sonolência. Na fadiga acumulada, 48,5% das mulheres concentram-se nos estágios mais graves e 67,1% dos homens nos estágios moderados (p < 0, 001). Quanto à sonolência acumulada, obteve-se sonolência leve para 50,0% dos homens e moderada para 39,4% das mulheres. Não houve diferença significativa entre os dois grupos (p = 0, 054). 60,9% dos participantes apresentaram fadiga moderada e 46,1% sonolência excessiva leve. Quanto ao estado de fadiga e sonolência agudas, 50% das mulheres pontuaram fadiga moderada a severa e 50% dos homens nível leve a moderado. Não houve diferença estatística entre os grupos quanto à sonolência aguda (p = 0, 13). 51,3% da amostra apresentou estado de fadiga aguda. O público feminino é o mais afetado, apresentando maior índice de fadiga entre os estudantes universitários. Quanto ao estresse, 39,1% da amostra pontuou alto índice de percepção do estresse (p < 0, 001). Houve significância estatística na correlação entre as escalas. Quanto maior a fadiga, maior o sono (p < 0, 001). Quanto à escala de Percepção do Estresse, quanto maior a percepção do estresse, maior a fadiga. Da mesma forma, quanto maior a pontuação em escala de sono agudo, maior pontuação na escala de Percepção do Estresse. A revisão bibliográfica apontou que o componente P300 é o mais estudado e relacionado à atenção. Nas medições de potenciais relacionados a eventos (ERP), com (n = 4) estudantes de engenharia, os resultados mostraram maior amplitude P300 para a condição descansada. O componente P300 foi o mais evidente na investigação de ERP. Não houve diferença em tarefa de contagem de estímulos desviantes associada à tarefa oddball. Conclui-se que a fadiga mental afeta aspectos atencionais para o funcionamento dos processos cerebrais e compromete o desempenho acadêmico dos estudantes universitários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectfadiga mentalpt_BR
dc.subjecteletroencefalograma (EEG)pt_BR
dc.subjectpotenciais relacionados a eventos (ERP)pt_BR
dc.subjectdesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectP300pt_BR
dc.subjectatençãopt_BR
dc.subjectsonolênciapt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherFadiga Mentalpt_BR
dc.subject.otherEletroencefalografiapt_BR
dc.subject.otherPotencial Evocado P300pt_BR
dc.subject.otherDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subject.otherAtençãopt_BR
dc.subject.otherSonolênciapt_BR
dc.titleAnálise neurofisiológica da fadiga mental não induzida e seus impactos no desempenho acadêmico-atencional de estudantes universitários: um estudo de potenciais relacionados a eventospt_BR
dc.title.alternativeNeurophysiological analysis of non-induced mental fatigue and its impact on the academic-attentional performance of undergraduates: a study of event-related potentialspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5148-2423pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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