Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Altamiro Sérgio Mol Bessapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802995114126430pt_BR
dc.contributor.referee1José dos Santos Cabral Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Frederico de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee3Camila Gomes Sant'Annapt_BR
dc.contributor.referee4Alba Nélida de Mendonça Bispopt_BR
dc.creatorLarissa Ribeiro de Mourapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5685939330019973pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T16:31:22Z-
dc.date.available2024-03-05T16:31:22Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65267-
dc.description.abstractThe following research proposes an opening to a landscaping overview on the incorporation and representation of real places through game engines applications for experimentation in Virtual Reality spaces. Based on theoretical research, virtuality is explored as an operator of space-time differentiated control logics, which, combined with a repertoire of landscape theories, allows the establishment of a dialogue interface between virtual counterparts and their real referents, to be explored in an experimental methodological approach. The sequence of chapters aims to explore into technological mediation in Heritage and Architecture and Urbanism visualization, with the purpose of a reflection on the potential of immersive experience and gaming environments, evoking new visibilities and instigating other possibilities for preservation, apprehension, access, and communication of technologically mediated places. The landscape is explored as a reflection on the construction of reality, ways of seeing, and social dynamics and imaginaries instauration that shape the world and inscribe themselves in space. Therefore, this study includes two experiments that cover the temporality of landscape and an immersive walk.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma abertura a um olhar paisagístico na incorporação e representação de lugares reais, através de ferramentas de jogos digitais, para experimentação em Realidade Virtual. A partir de uma pesquisa teórica, a virtualidade é explorada como operadora de lógicas de controle diferenciado do espaço-tempo, que, aliada a um repertório das teorias da paisagem, permite instaurar uma interface de diálogo entre contrapartes virtuais e seus referentes reais, a serem exploradas em uma abordagem metodológica experimental. A sequência de capítulos, busca explorar a mediação tecnológica em Patrimônio e a visualização em Arquitetura e Urbanismo, com a finalidade de refletir sobre as potencialidades da experiência imersiva e do ambiente de jogos, suscitando novas visibilidades e instigando outras possibilidades de preservação, apreensão, acesso e comunicação acerca de lugares tecnologicamente mediados. A paisagem é explorada como reflexão sobre a construção da realidade, das formas de olhar e instaurar as dinâmicas sociais e imaginários que instituem o mundo e se inscrevem no espaço, podendo ainda, informar a invenção de (re)criações de paisagens virtuais. O estudo conta com a proposição de dois experimentos que percorrem a temporalidade da paisagem e um caminhar imersivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectRealidade Virtual na Arquiteturapt_BR
dc.subject.otherPaisagempt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherRealidade virtual na arquiteturapt_BR
dc.titleVirtualidades paisagísticas: experimentar (re)criaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Larissa Ribeiro de Moura - Repositório.pdf9.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons