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dc.contributor.advisor1Frank Magalhães de Pinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321841716590647pt_BR
dc.creatorManuela Regina Costa Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T19:27:28Z-
dc.date.available2024-03-05T19:27:28Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65348-
dc.description.abstractPublic Managers, through the Basic Education indices published by INEP, can develop and implement specific public policies for situations that are below expectations as pre determined by the National Education Guidelines and Bases Law, for which schools must provide reliable information in the Educacenso system through the guidance of the Regional Education Superintendencies to avoid errors in the preparation and implementation of public policies. The objective of the work is to demonstrate the importance of declaring the school census for the development of public policies is demonstrated, and how the information should be provided in the Educacenso system. The indices agreed in goal 6 – Comprehensive Education of the National Education Plan - PNE for the State of Minas Gerais and the municipality of Sete Lagoas and the discrepancy in the number of enrollments made in Comprehensive Education reported in the school census of the year 2022 and Portal are analyzed. of Transparency of the Government of Minas Gerais. In order for the information declared in Educacenso to be reliable, an intervention is proposed through the training of employees who declare the information by the Regional Education Superintendencies, with the aim that these employees, when trained and equipped with the knowledge of how to proceed in the Educacenso system, report the data responsibly. and reliability. With this intervention proposal, the conclusion presented is that with the training of employees it is possible to reduce the discrepancy between the information declared in Educacenso and the reality of schools, thus INEP will prepare reliable statistical indices that will be used for the elaboration and implementation of policies public.pt_BR
dc.description.resumoOs Gestores Públicos através dos índices da Educação Básica divulgados pelo INEP podem elaborar e implementar políticas públicas específicas para as situações que estão abaixo do esperado conforme pré-determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para tanto as escolas devem prestar informações fidedignas no sistema Educacenso através da orientação das Superintendências Regionais de Ensino para não ocorrer erros na elaboração e implementação das políticas públicas. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da declaração do censo escolar para a elaboração de políticas públicas, e como as informações devem ser prestadas no sistema Educacenso. São analisados os índices acordados na meta 6 – Educação Integral do Plano Nacional de Educação- PNE para o Estado de Minas Gerais e município de Sete Lagoas e a discrepância do número de matrículas efetuadas na Educação Integral informadas no censo escolar do ano de 2022 e Portal da Transparência do Governo de Minas Gerais. Para que as informações declaradas no Educacenso sejam fidedignas é proposta uma intervenção através da capacitação dos servidores que declaram as informações pelas Superintendências Regionais de Ensino, visando que esses servidores ao serem capacitados e munidos do conhecimento de como proceder no sistema Educacenso informem os dados com responsabilidade e fidedignidade. Com essa proposta de intervenção a conclusão apresentada é de que com a capacitação dos servidores é possível diminuir a discrepância entre as informações declaradas no Educacenso e a realidade das escolas, assim o INEP elaborará índices estatísticos fidedignos que serão utilizados para a elaboração e implementação das políticas públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectcenso escolar; inconsistências; educacenso; fidedignidade; instituto nacional de pesquisas educacionais anísio teixeira; políticas públicas; elaboração; implementação.pt_BR
dc.subjectcenso escolar; inconsistências; educacenso; fidedignidade; instituto nacional de pesquisas educacionais anísio teixeira; políticas públicas; elaboração; implementação.pt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleAnálise sobre a fidedignidade dos dados declarados no sistema EDUCACENSO: base para a criação dos índices da educação básica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira utilizados para elaboração e implementação de políticas públicas educacionaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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