Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSheila Aparecida Ferreira Lachtimpt_BR
dc.creatorCarla Andrea Trapépt_BR
dc.creatorHeitor Martins Pasquimpt_BR
dc.creatorCássia Baldini Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T20:29:49Z-
dc.date.available2024-03-06T20:29:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume31pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-12902022210354enpt_BR
dc.identifier.issn1984-0470pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65395-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar a dinâmica entre os potenciais de fortalecimento e desgaste inerentes às condições de reprodução social de jovens escolares. Com base no Materialismo Histórico-Dialético, em particular, na Teoria da Determinação Social da Saúde, a análise considerou as dimensões universal, particular e singular da totalidade social. Trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida em 13 oficinas emancipatórias, durante um período de cinco meses, com 12 alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo, Brasil. As condições de reprodução social expuseram as configurações familiares dos participantes, que sofrem com a precarização do trabalho e o desemprego, a ausência ou inconsistência de apoio paterno e o precário processo de ressocialização e sociabilidade. Os jovens discutiram as inseguranças e dificuldades que enfrentam nos territórios onde vivem, os conflitos familiares, as repercussões das pressões sociais para enfrentar o futuro, o lugar da escola e da família em suas vidas, além de dúvidas sobre sexualidade e uso de drogas. A pesquisa-ação emancipatória permitiu aos participantes irem além da aparência, e revelou a essência da realidade dos jovens, mostrando que a perspectiva da emancipação está pautada no entendimento das dimensões singular, particular e universal das relações sociais.pt_BR
dc.description.resumoThis action research analyzes the dynamics between the potentials for strengthening and weakening inherent in the social reproduction of young students. Based on the historical-dialectical materialism, particularly on the Theory of Social Determinants of Health, the analysis considered the universal, particular, and singular dimensions of social totality. The study was developed in 13 emancipatory workshops, during a five-month period, attended by 12 high school students from a public school in the city of São Paulo, Brazil. The conditions of social reproduction exposed the participants’ family configurations, which suffer from precarious work and unemployment, the absence or inconsistency of paternal support, and a precarious process of resocialization and sociability. The teenagers discussed insecurities and difficulties faced by them in the territories where they live, family conflicts, the repercussions of social pressures to face the future, the place of school and family in their lives, and doubts regarding sexuality and drug use. The emancipatory action research allowed the participants to transcend appearance and demonstrated the essence of their reality, showing that emancipation is based on the understanding of the singular, particular, and universal dimensions of social relations.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde e sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectCollective healthpt_BR
dc.subjectSocial reproductionpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherDeterminação social da saúdept_BR
dc.titleDynamics between potential for strengthening and weakening in the lives of public-school youth: action research with emancipatory workshopspt_BR
dc.title.alternativeDinâmica entre potenciais de fortalecimento e desgaste na vida de jovens da escola pública: pesquisa-ação com oficinas emancipatóriaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/sausoc/a/bLN9jtdSqspF3vRs9nV48Hv/abstract/?format=html&lang=en#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3323-5776pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3272-6565pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4994-7399pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8457-3775pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.