Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHeitor Martins Pasquimpt_BR
dc.creatorSheila Aparecida Ferreira Lachtimpt_BR
dc.creatorCássia Baldini Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T20:30:27Z-
dc.date.available2024-03-06T20:30:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume53pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1980-220X2018039403520pt_BR
dc.identifier.issn1980-220Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65397-
dc.description.abstractObjective: To analyze drug content in games for mobile devices. Method: An exploratory study implementing a qualitative approach. The collective health critical perspective was taken in relation to the ideology of prohibitionist education and the foundations of emancipatory education in the area of drugs. Games about drugs were selected in a virtual store based on inclusion and exclusion criteria. Content analysis was performed with the support of an interpretative model specific to digital games used to identify textual and procedural messages in games. Results: Nineteen (19) games were analyzed. Most of them reiterate prohibitionist positions and play the role of transmitting prescriptive and normative information, assuming the objective of disciplining risk behaviors. This evident limitation demonstrates an important contradiction that games are strategies of contemporary language, with outdated and unscientific content. Conclusion: Despite the potential of virtual tools, the analyzed games are marked by intense simplification regarding the phenomenon of drug use and stimulate fast preprogrammed responses that do not go beyond memorization and conditioning. A need for scientific updates and incorporation of critical educational content persists in the area.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar o conteúdo sobre drogas de jogos para dispositivos móveis. Método: Estudo exploratório de abordagem qualitativa. Tomaram-se por referência a crítica da saúde coletiva ao ideário da educação proibicionista e os fundamentos da educação emancipatória na área de drogas. A partir de critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se jogos sobre drogas em loja virtual. Procedeu-se à análise de conteúdo, com apoio de modelo interpretativo específico para jogos digitais usado para identificar as mensagens textuais e procedimentais nos jogos. Resultados: Dezenove jogos foram analisados. A maioria deles reitera posições proibicionistas e cumpre o papel de transmitir informações prescritivas e normativas, assumindo o objetivo de disciplinar comportamentos de risco. Essa evidente limitação demonstra uma importante contradição, a de que os jogos são estratégias de linguagem contemporânea, com conteúdos desatualizados e pouco científicos. Conclusão: Apesar do potencial das ferramentas virtuais, os jogos analisados estão marcados por intensa simplificação a respeito do fenômeno do consumo de drogas e estimulam a rapidez de respostas pré-programadas, que não extrapolam a memorização e o condicionamento. Persiste a necessidade de atualização científica e incorporação de conteúdos educativos críticos na área.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da escola de enfermagem da USPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos recreativospt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectUsuários de drogaspt_BR
dc.subjectRedução do danopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagem em saúde públicapt_BR
dc.subject.otherJogos recreativospt_BR
dc.subject.otherAplicativos móveispt_BR
dc.subject.otherUsuários de drogaspt_BR
dc.subject.otherRedução do danopt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEnfermagem em saúde públicapt_BR
dc.titleConteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveispt_BR
dc.title.alternativeDrug content in games for mobile devicespt_BR
dc.title.alternativeContenido acerca de drogas en juegos para dispositivos móvilespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/reeusp/a/vdjbx9bnkyxRgXwQZNqw7PJ/#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4994-7399pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3323-5776pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8457-3775pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis.pdf222.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.