Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65939
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcel de Toledo Vieirapt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorAda Ávila Assunçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T19:41:54Z-
dc.date.available2024-03-15T19:41:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-311X00167217pt_BR
dc.identifier.issn1678-4464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65939-
dc.description.abstractEducatel Brazil 2015/2016 was a cross-sectional study conducted by telephone interview with the aim of producing information on health and absenteeism in Brazilian schoolteachers. The nationally representative sampling plan was based on the simple stratified sampling method, with stratification defined to meet the analytical domains established for the study (five major geographic regions, two census areas, four age brackets, sex, three types of school administration, five types of teacher employment, and six grade levels) and selection by simple random sampling of teachers in each stratum. Teacher selection was based on the 2014 School Census conducted by the Brazilian National Institute for Educational Studies and Research “Anísio Teixeira”. Of the 2,229,269 teachers recorded in the Census, 13,243 were selected. A total of 119,378 telephone calls were made, identifying 7,642 eligible teachers (57.7% of the total initially sampled). A total of 6,510 interviews were finally completed, for a response rate of 85.2%. At the end of data collection, sample weights were assigned to each of the teachers interviewed. These weighting factors are connected not only to the Educatel sample design, but also to the adjustment terms for treatment of non-response during the data collection process.pt_BR
dc.description.resumoO Educatel Brasil 2015/2016 foi um estudo transversal, realizado por entrevista telefônica, com o objetivo de oferecer informações a respeito da saúde e absenteísmo de professores da Educação Básica no país. O plano amostral adotado, com representatividade nacional, teve como base o método de amostragem estratificada simples, com estratificação definida visando a atender aos domínios de análise estabelecidos para o estudo (cinco regiões geográficas, duas áreas censitárias, quatro faixas etárias, sexo, três dependências administrativas da escola, cinco tipos de vínculo e seis etapas de ensino) e seleção por amostragem aleatória simples de professores dentro de cada estrato. O sorteio dos professores foi baseado no Censo Escolar de 2014, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dos 2.229.269 professores registrados no censo, foram selecionados 13.243. Foram realizadas 119.378 ligações telefônicas, as quais permitiram identificar 7.642 professores elegíveis (57,7% do total inicialmente sorteado). Ao final, foram completadas 6.510 entrevistas, 85,2% de taxa de resposta. Ao término da coleta, pesos amostrais foram associados a cada um dos professores entrevistados. Esses fatores de ponderação estão conectados não apenas ao desenho amostral do Educatel, mas também aos termos de ajuste para tratamento dos casos de não resposta ocorridos durante o processo de coleta dos dados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmostragem aleatória e sistemáticapt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subject.otherAmostragem aleatória e sistemáticapt_BR
dc.subject.otherInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subject.otherProfessores escolarespt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.titleDesenho da amostra e participação no Estudo Educatelpt_BR
dc.title.alternativeSample design and participation in the Educatel Studypt_BR
dc.title.alternativeDiseño de la muestra y participación en el Estudio Educatelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/csp/a/JH8jBRkn44JsfKr7kZQZnVw/#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-0422pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Desenho da amostra e participação no Estudo Educatel.pdf197.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.