Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernanda Helena Marrocos Leitept_BR
dc.creatorLaís Amaral Maispt_BR
dc.creatorCamila Zancheta Ricardopt_BR
dc.creatorGiovanna Calixto Andradept_BR
dc.creatorJulia Soares Guimarãespt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorAna Clara da Fonseca Leitão Duranpt_BR
dc.creatorAna Paula Bortoletto Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T19:43:19Z-
dc.date.available2024-03-15T19:43:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1186/s12889-020-08527-6pt_BR
dc.identifier.issn1471-2458pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65942-
dc.description.abstractAntecedentes: As evidências mostram que os alimentos comercializados na televisão são frequentemente alimentos com baixa densidade em nutrientes, associados a uma dieta de má qualidade nutricional, obesidade e doenças não transmissíveis. No entanto, poucas pesquisas têm sido realizadas no Brasil em torno dessa questão. Este estudo avaliou o perfil nutricional de alimentos e bebidas não alcoólicas veiculados na televisão brasileira por meio da aplicação dos modelos de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS/Europa). Métodos: Estudo transversal baseado no protocolo da Rede Internacional para Alimentação e Obesidade/Doenças não transmissíveis para Pesquisa, Monitoramento e Apoio à Ação (INFORMAS). Um total de 432 horas nos três principais canais de TV aberta brasileiros foi gravado de 1º a 30 de abril de 2018. As gravações foram feitas durante oito dias não consecutivos e selecionados aleatoriamente, das 6h às 12h (meia-noite). Todos os anúncios relacionados com alimentos foram codificados utilizando uma abordagem sistemática e classificados de acordo com os modelos de perfil nutricional da OPAS e da OMS/Europa como “elegíveis”/“não elegíveis” para restrições de comercialização. Frequências absolutas e relativas foram utilizadas para descrever números absolutos e proporções de propagandas de alimentos e bebidas. O perfil nutricional dos alimentos foi comparado por dia, horário e tipo de programa de TV. Para cada anúncio foi identificada a empresa controladora dos produtos alimentícios promovidos, supermercados e restaurantes. Resultados: Foram veiculados 1.610 anúncios de alimentos e bebidas, representando 18,1% do total de anúncios veiculados nos canais selecionados. Mais de 80,0% de todos os alimentos e bebidas anunciados nos canais de TV brasileiros não atendiam aos padrões de qualidade nutricional da OPAS e da OMS/Europa e foram considerados elegíveis para restrições de comercialização. A proporção de anúncios de alimentos não saudáveis ​​foi significativamente maior nos finais de semana, no período da tarde e durante a programação de novelas. Ao todo, 10 empresas transnacionais e locais de alimentos e bebidas, duas grandes redes internacionais de fast food e dois dos maiores varejistas de supermercados do Brasil foram responsáveis ​​por quase 90% de todos os anúncios de alimentos não saudáveis ​​exibidos. Conclusões: Os resultados do presente estudo indicam uma alta exposição da população brasileira ao marketing de alimentos não saudáveis ​​e uma aplicação ineficiente das regulamentações existentes. É altamente recomendável realizar mais pesquisas para monitorizar a exposição da população à comercialização de alimentos não saudáveis ​​e compreender a inércia política que impede o progresso das políticas.pt_BR
dc.description.resumoBackground: Evidence shows that foods marketed on television are often low-nutrient-dense foods associated with poor nutritional diet quality, obesity and non-communicable diseases. However, little research has been undertaken in Brazil around this issue. This study assessed the nutritional profile of foods and non-alcoholic beverages advertised on Brazilian television by applying the Pan American Health Organization (PAHO) and the World Health Organization (WHO/Europe) nutrient profiling models. Methods: Cross-sectional study based on the International Network for Food and Obesity/non-communicable diseases Research, Monitoring and Action Support (INFORMAS) protocol. A total of 432 h on the three major Brazilian free-to-air TV channels was recorded from April 1st to 30th 2018. Recordings were done for eight non-consecutive and randomly selected days from 6 am to 12 am (midnight). All food-related ads were coded using a systematic approach and classified according to the PAHO and the WHO/Europe nutrient profile models as “eligible”/“not eligible” for marketing restrictions. Absolute and relative frequencies were used to describe absolute numbers and proportions of food and beverage advertisements. The nutritional profile of foods was compared by day, time of the day and types of TV program. For each advertisement, the parent company of promoted food products, supermarkets and restaurants was identified. Results: A total of 1610 food and beverage ads were broadcast, representing 18.1% of the total ads shown on selected channels. Over 80.0% of all foods and beverages advertised on Brazilian TV channels did not meet the PAHO and the WHO/Europe nutritional quality standards and were considered eligible for marketing restrictions. The proportion of unhealthy food ads was significantly higher on weekends, in the afternoon, and during soap operas programming. Altogether, 10 transnational and local food and beverage companies, two large international fast food chains and two of Brazil’s largest supermarket retailers accounted for almost 90% of all unhealthy food ads shown. Conclusions: The findings of the present study indicate a high exposure of the Brazilian population to unhealthy food marketing and an inefficient enforcement of existing regulations. Further research to monitor population exposure to unhealthy food marketing and understand the policy inertia that is preventing policy progress, is highly recommended.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBMC public healthpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectFoods and beveragespt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectNutrient profiling modelpt_BR
dc.subject.otherPublicidadept_BR
dc.subject.otherTelevisãopt_BR
dc.subject.otherAlimentospt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherInformação nutricionalpt_BR
dc.titleNutritional quality of foods and non-alcoholic beverages advertised on Brazilian free-to-air television: a cross-sectional studypt_BR
dc.title.alternativeQualidade nutricional de alimentos e bebidas não alcoólicas veiculados na televisão aberta brasileira: um estudo transversalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-08527-6pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0470-1974pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3643-302Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9107-6662pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7317-5790pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3560-4472pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.