Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66076
Type: Tese
Title: Modos de narração, tempo e espaço em obras seriadas televisivas : um estudo da poética de Capitu
Authors: Mariana de Almeida Ferreira
First Advisor: Simone Maria Rocha
First Referee: Marcos Vinicius Meigre e Silva
Second Referee: Reinaldo Maximiano Pereira
Third Referee: Lívia Maia Caldeira Arantes
metadata.dc.contributor.referee4: Vânia Maria Torres Costa
Abstract: Esta tese tem como proposta central analisar como as dimensões de tempo e de espaço atuam na poética da minissérie Capitu (Rede Globo, 2008) e estão relacionadas tanto ao conflito central vivenciado pelos personagens protagonistas quanto aos modos de narração incorporados na obra. Metodologicamente nos concentramos no sistema de narração que alia processo dramatúrgico (narrativa) e processo técnico (estilo) engendrados em uma produção de ficção seriada televisiva. Ancorados por outros pesquisadores da área, partimos da materialidade da obra e acionamos três diferentes campos do conhecimento para dar conta de compreender e discutir o fenômeno: Estudos de Televisão, Estudos Fílmicos e Narratologia. Nosso esforço parte do objetivo basilar de contribuir com o avanço no campo de estudos de televisão e ficção seriada, em crescente desenvolvimento no continente latino-americano, com abordagens teórico-metodológicas que se concentram na análise interna das obras, na poética e seus efeitos. Para os propósitos do nosso trabalho, nos concentramos particularmente nos efeitos cognitivos construídos em tal produção. Entre os objetivos específicos, estão: i) identificar quais características de diferentes modos de narração são adotadas na minissérie; ii) analisar a construção poética de tempo e espaço configurada na obra; iii) identificar e analisar como outros elementos narrativos, a exemplo de personagem e narrador, contribuem para a construção do tempo, do espaço e do conflito central; iv) analisar como tal poética se relaciona com os conflitos centrais dramáticos e com diferentes modos narrativos; v) identificar e compreender os efeitos programados pela poética de Capitu e quais sentidos potencialmente revelam em relação à trama e à obra. Estruturalmente o trabalho divide-se em três capítulos: o primeiro dedicado às discussões teórico-conceituais centradas na poética, na narrativa e no estilo audiovisuais; o segundo voltado para os métodos e metodologias aplicadas na pesquisa, com os critérios adotados e as categorias eleitas para as análises; e o último com as análises e discussões advindas do processo, utilizando centralmente três eventos narrativos de Capitu como parâmetros. Com os resultados alcançados, concluímos que a minissérie adota primordialmente o modo clássico de narração, com seu princípio norteador de causalidade, ao mesmo tempo em que incorpora recursos e características do modo de arte, mantendo o melodrama como gênero pregnante que se mescla a outros gêneros narrativos e artísticos, e assim constrói na poética um tempo e um espaço que colaboram para configurar a obra como atemporal e universal. No limite, acreditamos que a poética de Capitu, ao operar a mescla entre modos de narração e evidenciar o jogo entre objetividade e subjetividade nos âmbitos da trama e do estilo, a torna uma das experiências mais expoentes e pioneiras de complexidade narrativa em ficção seriada brasileira feita para televisão aberta.
Abstract: This thesis has as its central proposal to analyze how the dimensions of time and space act in the poetics of the miniseries Capitu (Rede Globo, 2008) and are related both to the central conflict experienced by the protagonist characters and to the modes of narration incorporated in the work. Methodologically, we focus on the narration system that combines the dramaturgical process (narrative) and the technical process (style) engendered in a television serial fiction production. Anchored by other researchers in the area, we start from the materiality of the work and use three different fields of knowledge to understand and discuss the phenomenon: Television Studies, Film Studies and Narratology. Our effort is based on the basic objective of contributing to the advancement of the field of television and serial fiction studies, which is increasingly developing on the Latin American continent, with theoretical-methodological approaches that focus on the internal analysis of works, poetics and their effects. For the purposes of our work, we focus particularly on the cognitive effects built into such production. The specific objectives include: i) identifying which characteristics of different modes of narration are adopted in the miniseries; ii) analyze the poetic construction of time and space configured in the work; iii) identify and analyze how other narrative elements, such as character and narrator, contribute to the construction of time, space and central conflict; iv) analyze how such poetics relates to the central dramatic conflicts and different narrative modes; v) identify and understand the effects programmed by Capitu's poetics and what meanings they potentially reveal in relation to the plot and the work. Structurally, the work is divided into three chapters: the first dedicated to theoretical-conceptual discussions centered on poetics, narrative and audiovisual style; the second focused on the methods and methodologies applied in the research, with the criteria adopted and the categories chosen for the analyses; and the last with the analyzes and discussions arising from the process, centrally using three narrative events from Capitu as parameters. With the results achieved, we conclude that the miniseries primarily adopts the classic mode of narration, with its guiding principle of causality, at the same time that it incorporates resources and characteristics of the art form, maintaining melodrama as a pregnant genre that mixes with other narrative and artistic genres, and thus constructs in poetics a time and space that contribute to configuring the work as timeless and universal. Ultimately, we believe that Capitu's poetics, by operating the mix between modes of narration and highlighting the game between objectivity and subjectivity in the areas of plot and style, makes it one of the most exponents and pioneering experiences of narrative complexity in Brazilian serial fiction made for broadcasting television.
Subject: Comunicação - Teses
Televisão - Programas - Teses
Poética - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/66076
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MarianaDeAlmeidaFerreira_PPGCOM-UFMG_2024 (1).pdfTese de Doutorado PPGCOM UFMG7.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons