Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66418
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino de oncologia nos cursos de graduação em Enfermagem de instituições públicas brasileiras
Other Titles: Oncology teaching in undergraduate nursing at public institutions courses in Brazil
Authors: Beatriz Regina Lima de Aguiar
Marcia Aparecida Ciol
Giovana Paula Rezende Simino
Renata Cristina de Campos Pereira Silveira
Elaine Barros Ferreira
Paula Elaine Diniz Dos Reis
Abstract: Objetivos: identificar a ocorrência de ensino de oncologia nos currículos de graduação em Enfermagem. Métodos: estudo descritivo, cujos dados foram obtidos da matriz curricular e do Projeto Pedagógico de Cursos disponíveis nos sites de instituições públicas brasileiras, entre junho e julho de 2020. Resultados: foram identificados 143 cursos de graduação em Enfermagem. Destes, 132 cursos de Enfermagem (correspondentes a 89 instituições de ensino) disponibilizavam a matriz curricular e/ou Projeto Pedagógico de Cursos. Apenas 7 (5,3%) deles possuíam disciplina obrigatória de oncologia, sendo 4 na região Centro-Oeste. Somente 35 (26,5%) disponibilizavam disciplina optativa em oncologia, a maioria no Nordeste (45,7%). Conclusões: um terço dos cursos de Enfermagem de instituições públicas brasileiras tem o ensino de oncologia no currículo, o que é pouco considerando a alta incidência e mortalidade por câncer no país. Os achados contribuem para discussões, em reformas curriculares, sobre a relevância do ensino de oncologia nos currículos de Enfermagem.
Abstract: Objectives: to identify the occurrence of oncology teaching in undergraduate nursing curricula. Methods: descriptive study, which data was obtained from curriculum and from Pedagogical Course Projects available on the websites from Brazilian public institutions, between June and July 2020. Results: 143 undergraduate nursing courses were identified. From them, 132 nursing courses (corresponding to 89 education institutions) had available the curriculum and/or Pedagogical Course Projects. Only 7 (5.3%) of them had oncology as a mandatory subject, 4 of them in the Midwest Region. Only 35 (26.5%) had elective subject in Oncology, most of them in the Northeast (45.7%). Conclusions: on third of nursing courses at public institutions has Oncology subject in the curriculum, which is few considering the high incidence and mortality from cancer in the country. The findings contribute for discussions, in curricular accommodation, on the relevance of oncology teaching in nursing curricula.
Subject: Educação em enfermagem
Currículo
Neoplasia
Programas de graduação em enfermagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0851
URI: http://hdl.handle.net/1843/66418
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reben/a/MpgPg9rnvvWJdxmTBx4zPsM/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Enfermagem
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.