Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66903
Type: Artigo de Periódico
Title: Prevenção de infecções associadas a cateteres periféricos: construção e validação de cenário clínico
Other Titles: Prevention of infections associated with peripheral catheters: construction and validation of clinical scenario
Prevención de infecciones relacionadas a catéteres periféricos: construcción y validación de escenario clínico
Authors: Raissa Silva Souza
Patrícia Peres de Oliveira
Ana Angélica Dias Lima
Delma Aurélia da Silva Simão
Aline Eloá Barbosa Pelizari
Rosely Moralez de Figueiredo
Abstract: Objetivos: descrever o processo de construção e validação de conteúdo de um cenário clínico para o ensino e aprendizagem das práticas recomendadas de prevenção de infecção de corrente sanguínea, associadas a cateteres venosos periféricos, para profissionais de enfermagem. Métodos: estudo metodológico de construção do cenário pautada na National League Nursing Jeffries Simulation Theory, International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A validação de conteúdo foi feita por 12 especialistas. Para aferir o grau de concordância entre eles, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo e análise descritiva das sugestões apresentadas. Resultados: todos os requisitos do cenário clínico simulado alcançaram concordância entre os juízes superior a 80% quanto à sua clareza e relevância. Conclusões: os passos adotados no percurso de construção e validação do cenário clínico mostraram-se adequados e relevantes, estando o cenário apto para ser utilizado ao treinamento de profissionais.
Abstract: Objectives: to describe the process of construction and content validation of a clinical setting for teaching and learning the recommended practices for preventing bloodstream infection, associated with peripheral venous catheters, for nursing professionals. Methods: methodological study of the construction of the scenario based on the National League Nursing Jeffries Simulation Theory, International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning, and the Brazilian Health Regulatory Agency. Twelve experts performed content validation. We used to assess the degree of agreement between them, the Content Validity Index, and a descriptive analysis of the suggestions presented. Results: all the requirements of the simulated clinical scenario reached an agreement between judges of more than 80% in terms of clarity and relevance. Conclusions: the steps adopted in the construction and validation of the clinical scenario proved to be adequate and relevant, and the scenario is suitable for training professionals.
Subject: Educação em Enfermagem
Exercício de Simulação
Enfermagem
Estudo de Validação
Controle de Infecções
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0390
URI: http://hdl.handle.net/1843/66903
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reben/a/gKCD8FZ9HRpWy8ZqkSfT9SC/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Enfermagem
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.