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dc.contributor.advisor1Guilherme Lopes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2909498413150072pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme Augusto Velosopt_BR
dc.contributor.referee2Gabriela Oliveirapt_BR
dc.creatorLeonardo Bregalda de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6927789783910231pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T21:35:11Z-
dc.date.available2024-06-05T21:35:11Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68885-
dc.description.abstractTo determine the selling price of a product, an analysis of several variables, both qualitative and quantitative, must be carried out. Time series analysis allows you to describe the dependence of data on time. Therefore, this work aims to analyze trends in the time series of the price and volume/quantity variables and identify a possible link. To respond to the objective of the present study, the method called joinpoint region was used. It is a statistical method for analyzing trends using joinpoint regression models, that is, models where several different straight lines are connected to each other at inflection points. The behavior of the variables quantity sold and price of a subsegment called zolpidem was investigated and analyzes using the joinpoint regression method revealed numerous behaviors in the detailed composition. At the same time, the difficulty of finding content and analysis for the variables was encountered, so a tutorial was created for using the software in both price and volume/quantity cases.pt_BR
dc.description.resumoPara determinar o preço de venda de um produto, deve-se realizar uma análise de diversas variáveis tanto qualitativas quanto quantitativas. A análise de séries temporais permite descrever a dependência dos dados em relação ao tempo. Com isso este trabalho tem como intuito analisar tendências nas series temporais das variáveis preço e volume/quantidade e identificar uma possível vinculação. Para responder o objetivo do presente estudo foi utilizado o método chamado joinpoint regression. Trata-se de um método estatístico para análise de tendências utilizando modelos de regressão joinpoint, ou seja, modelos onde várias retas diferentes são conectadas entre si em pontos de inflexão. Foi investigado o comportamento das variáveis quantidade vendida e o preço de um subsegmento denominado zolpidem e as análises pelo método joinpoint regression demonstraram inúmeros comportamentos na composição estudada. Simultaneamente foi se deparado a dificuldade de se encontrar conteúdos e análises para as variáveis, com isso, foi criado um tutorial para utilização do software em ambos os casos preços e volume/quantidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJointpointpt_BR
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.subjectComportamento consumidorpt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subject.otherPreços - Análise de regressãopt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAnálise de mudanças nas séries de preço e volume de vendas do subsegmento zolpidem usando regressão joinpointpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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