Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68998
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDeolinda Armani Turcipt_BR
dc.creatorÉrika Lourençopt_BR
dc.creatorSergio Dias Cirinopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T19:06:55Z-
dc.date.available2024-06-07T19:06:55Z-
dc.date.issued2020-05-24-
dc.citation.volume37pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage28pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.15822pt_BR
dc.identifier.issn1676-1669pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68998-
dc.description.abstractThis study had the objective to analyze the institutionalization of the undergraduate degree in the legislation that regulated the education and the profession of the psychologist in Brazil in 1962. This research, of historiographic nature, had as a methodological procedure the documentary analysis of unpublished primary sources located on the website of the Federal Chamber of Deputies, the dossier of the PL3825/58. Other sources were the journals Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica and Revista Psicologia Normal e Patológica. From the analysis of the data, we identified that, in the first projects that dealt with the education and regulation of the profession of psychologists in 1953, there was no proposal for the degree for the education of psychology teachers for high school. The degree as an education modality for psychologists, with a curricular proposal consistent with the legislation already existent for the education of teachers, appeared only in 1961, and was maintained in the project that became the law #4119, approved in 1962.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar a institucionalização da modalidade licenciatura na legislação que regulamentou a formação e a profissão de psicólogo no Brasil em 1962. O trabalho, de cunho historiográfico, teve como procedimento metodológico a análise documental de fontes primárias localizadas no site da Câmara Federal dos Deputados, a saber, o dossiê do PL 3825/58. Outras fontes utilizadas foram as revistas Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Revista Psicologia Normal e Patológica. A partir da análise dos dados, identificamos que nos primeiros anteprojetos que tratavam da formação e regulamentação da profissão em 1953 não havia a proposta da licenciatura para a formação de professores de psicologia para atuação no ensino secundário. A licenciatura como modalidade de formação para os psicólogos, com uma proposta curricular coerente com a legislação então vigente para a formação de professores, apareceu apenas em 1961, e foi mantida na lei 4119, aprovada em 1962.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMemorandum: Memória E História Em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Psicologiapt_BR
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectHistória da Psicologiapt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Históriapt_BR
dc.subject.otherEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleA licenciatura em Psicologia no Brasil: a institucionalização na regulamentação da formaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeachingdegree in Psychology in Brazil: the institutionalization in the regulation of educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/15822pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2681-3021pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A licenciatura em Psicologia no Brasil_ a institucionalização na regulamentação da formação.pdf298.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.