Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69197
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leandra Batista Antunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741475963182420pt_BR
dc.contributor.referee1Anya Karina Campos D’Almeida e Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Janayna Maria da Rocha Carvalhopt_BR
dc.creatorJéssica Xavier Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596652349862522pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-14T12:49:38Z-
dc.date.available2024-06-14T12:49:38Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69197-
dc.description.abstractThis work aims to discuss how the subjunctive moode is approached in three didactic collections – Português linguagens, by Thereza Cochar and William Roberto Cereja (2018); Ponto de encontro, by Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni and Solange Aranha (2018); Novo diálogo, by Eliana Santos Beltrão and Tereza Gordilho (2018) – used at a public school in Ouro Verde de Minas, a Brazilian municipality in the state of Minas Gerais. This analysis aims to compare the selected material with he perspective of traditional grammars and descriptive grammars, as well as verifying what the National Curricular Parameters and the Common Basic Curriculum of Minas Gerais instruct in the work with the subjunctive. This research is descriptive and bibliographical, guided by another studies of subjunctive moode. The study revealed that the approach of verbal modes in general occurs in a mechanistic and decontextualized way, which is ratified in normative grammars and in the textbooks analyzed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como objetivo discutir como o modo subjuntivo é abordado em três coletâneas didáticas - Português linguagens, de Thereza Cochar e William Roberto Cereja (2018); Ponto de encontro, cujos autores são Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2018); Novo diálogo, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho (2018) - adotadas por uma escola pública em Ouro Verde de Minas, município brasileiro do estado de Minas Gerais. Tal análise visa ao diálogo do material selecionado em comparação com a perspectiva das gramáticas tradicionais e das gramáticas descritivas, além de verificar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Básico Comum de Minas Gerais instruem quanto ao trabalho com o subjuntivo. A pesquisa é de cunho descritivo e bibliográfico, orientada pelos estudos do modo investigado. O estudo revelou que a abordagem dos modos verbais no geral se dá de forma mecânica e descontextualizada, o que é ratificado nas gramáticas normativas e nos livros didáticos analisados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectModo subjuntivopt_BR
dc.subjectlivros didáticospt_BR
dc.subjectensino tradicionalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino do subjuntivo: análise de livros didáticos adotados em Ouro Verde de Minaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching the subjunctive: analysis of textbooks adopted in Ouro Verde de Minaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia - Ensino do Subjuntivo Final - ATA.pdf574.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons