Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73411
Type: Tese
Title: O (en)canto da linguagem rendada: ritmo e sonoridade em Tutameia, de Guimarães Rosa
Authors: Maíra Pinheiro Tavares
First Advisor: Claudia Campos Soares
First Referee: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
Second Referee: Ivana Ferrante Rebello e Almeida
Third Referee: Márcia Marques de Morais
metadata.dc.contributor.referee4: Roniere Silva Menezes
Abstract: Este trabalho realizou uma análise do último livro publicado em vida por João Guimarães Rosa, Tutameia: Terceiras estórias, seguindo a travessia já iniciada por muitos estudos críticos sobre a obra do autor. A nossa ideia foi enfocar o esmero com que Rosa elabora seu texto, como uma estrutura rendada, e rastrear os elementos que fazem as narrativas adentrarem o campo da poesia. Trabalhamos, nessa linha, para discutir um livro que os críticos ainda não estudaram sob essa perspectiva. O livro é composto por estórias muito curtas, nas quais os sentidos estão condensados em poucas palavras. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a utilização de recursos tradicionalmente atribuídos à poesia e sua função na prosa das “Terceiras Estórias”. Os mais recorrentes e de maior impacto são aqueles que concedem musicalidade à obra, como o ritmo e os recursos sonoros. Rosa busca, com sua linguagem musical, alcançar a visão inédita, para além do senso comum. O autor de Tutameia convoca seu leitor a “abrir a cabeça para o total”, isto é, a observar o mundo por ângulos não convencionais, limpar seus olhos, ver (e ouvir) de outra maneira. A fim de atingir esse fim é que acreditamos que Rosa trabalha tanto a linguagem: para produzir efeitos musicais, que trazem adensamento de sentidos. Para Guimarães Rosa, como para Paul Valery, as palavras utilizadas na linguagem comum são insuficientes para expressar “verdades humanas”. Daí que Rosa adentre à esfera do experimentalismo sonoro. Para discutir essa questão, no primeiro capítulo, fizemos um apanhado da fortuna crítica rosiana sobre o assunto. No segundo capítulo, discutimos a arquitetura complexa e enigmática do livro, na qual os paratextos distribuídos ao longo de Tutameia também constroem ritmo. No terceiro capítulo, fizemos a leitura de algumas estórias perscrutando como a linguagem musical é engendrada nas narrativas. E, por fim, no quarto capítulo, exploramos como as referências explícitas à música e a elementos constitutivos do universo musical relacionam-se com a musicalidade da linguagem em algumas narrativas. Para esse estudo analítico, referenciamos, como base, autores que estudaram o ritmo e a musicalidade na literatura, como Octavio Paz, Paul Valery, José Miguel Wisnik, Alfredo Bosi, Antonio Candido e também estudiosos do campo musical como o maestro Sérgio Magnani, Bohumil Med e Murray Schafer. À luz desses estudos, esperamos ter demonstrado como Tutameia é uma obra na qual a musicalidade desempenha papel relevante na estrutura do livro e na constituição das estórias.
Abstract: This work carried out an analysis of the last book published in his lifetime by João Guimarães Rosa, Tutameia: Terceiras estórias, following the journey already begun by many critical studies on the author's work. Our focus was on the care with which Rosa elaborates his text, like a lace structure, and tracing the elements that make the narratives enter the field of poetry. We work to discuss a book that critics have not yet studied from this perspective. Tutameia is made up of very short stories, in which the meanings are condensed into a few words. The main objective of this work was to investigate the use of resources traditionally attributed to poetry and their function in the prose of “Third Stories”. The most recurrent and most impactful are those that give the work musicality, such as rhythm and sound resources. Rosa seeks, with his musical language, to achieve an unprecedented vision, beyond common sense. The author of Tutameia calls on his reader to “open their heads to the totality”, that is, to observe the world from unconventional angles, clearing their eyes, to see (and hear) in a different way. In order to achieve this end, we believe that Rosa works so hard with language: to produce musical effects, which bring meanings to the senses. For Guimarães Rosa, as for Paul Valery, the words used in common language are insufficient to express “human truths”. Hence Rosa enters the sphere of sound experimentalism. To discuss this issue, in the first chapter, we made an overview of rosiana's critical fortune on the subject. In the second chapter, we discuss the complex and enigmatic architecture of the book, in which the paratexts distributed throughout Tutameia also build rhythm. In the third chapter, we read some stories, examining how musical language is engendered in narratives. And finally, in the fourth chapter, we explore how explicit references to music and constituent elements of the musical universe relate to the musicality of language in some narratives. Our basis for this analytical study references authors who studied rhythm and musicality in literature, such as Octavio Paz, Paul Valery, José Miguel Wisnik, Alfredo Bosi, Antonio Candido as well as scholars in the musical field such as maestro Sérgio Magnani, Bohumil Med and Murray Schaffer. In light of these studies, we hope to have demonstrated how Tutameia is a book where musicality plays an important role in the structure of the book and in the constitution of the stories.
Subject: Rosa, João Guimarães,1908-1967. – Tutameia – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Língua portuguesa – Ritmo
Poética
Música e literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73411
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Versão definitiva.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.