Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74189
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205pt_BR
dc.creatorAlexandre da Silva Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855930793793437pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T10:51:14Z-
dc.date.available2024-08-19T10:51:14Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74189-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLaboratório ensino matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleUm laboratório de ensino de matemática para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Um Laboratório Ensino de Matemática no Ensino Médio. (1).pdf32.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons