Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74425
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dc.creatorDavidson da Fonseca Gaspar Veraspt_BR
dc.creatorCarlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.creatorLeandro Cardosopt_BR
dc.creatorRicardo Alexandrino Garciapt_BR
dc.creatorGuilherme Francisco do Nascimento Pintopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T20:37:13Z-
dc.date.available2024-08-20T20:37:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.issn2525-7390pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74425-
dc.description.abstractLarge Brazilian cities have faced an intense and rapid process of population growth due to the intensification of urbanization processes throughout the second half of the 20th century. As a direct consequence of this process, the spatial forms of these cities have been (re)organized, under the influence of social pressures and the road and transportation system that connects urban "points" and makes spatial accessibility effective. Based on the 2012 "Origin and Destination" survey, this study aims to propose and analyze an Accessibility Indicator for Public Transportation - (AI). The results found show significant regional differences in the level of accessibility to public transportation systems in the city of Belo Horizonte. The information covered can be used to guide decisions by the Government that involve improving the transportation system and the current urban mobility model adopted.pt_BR
dc.description.resumoAs grandes cidades brasileiras enfrentaram um intenso e rápido processo de incremento populacional a partir da intensificação dos processos de urbanização ao longo da segunda metade do século XX. Como consequência direta deste processo, as formas espaciais dessas cidades se (re)organizaram, sob influência das pressões sociais e do sistema viário e de transporte que conecta "pontos" urbanos e torna efetiva a acessibilidade espacial. Com base na pesquisa "Origem e Destino" de 2012, esse trabalho tem como objetivo a proposição e análise de um Indicador de Acessibilidade ao transporte coletivo - (IA). Os resultados obtidos indicam sensíveis distinções regionais no nível de acessibilidade aos sistemas de transporte coletivo do município de Belo Horizonte. As informações abordadas podem se constituir em subsídios para balizar decisões do Poder Público que envolvam o aprimoramento do sistema de transporte e do atual modelo de mobilidade urbana adotado.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Luso-brasileiro Para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherOrganização espacialpt_BR
dc.subject.otherTransportes coletivos - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleAcessibilidade urbana em Belo Horizonte: apontamentos sobre a acessibilidade aos serviços de transporte coletivo municipalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://fau.ufal.br/evento/pluris2016/files/Tema%203%20-%20Mobilidade%20e%20Transportes/Paper1402.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5368-8879pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7144-9866pt_BR
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