Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74428
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dc.creatorL. A. P. Almeidapt_BR
dc.creatorLeandro Cardosopt_BR
dc.creatorLeise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.creatorCarlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.creatorL. M. B. Santospt_BR
dc.creatorR. M. Barrospt_BR
dc.creatorB. G. S. Costapt_BR
dc.creatorF. M. Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T20:38:39Z-
dc.date.available2024-08-20T20:38:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.issn2525-7390pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74428-
dc.description.abstractIn the Metropolitan Region of Belo Horizonte, the high rate of use of motorized individual transportation has aggravated problems related to urban accessibility and mobility. These problems affect the population, negatively impacting the quality of urban life. In this sense, the bicycle presents itself as a possible solution to the problems exposed when used as a means of transportation for daily commuting, especially if combined with public transportation by bus, promoting more sustainable urban traffic. Therefore, this study aims to investigate the potential of using the bicycle in an integrated manner with public transportation provided by bus at the Vilarinho Terminal (Belo Horizonte). To this end, a survey was conducted on the most influential factors for individuals to choose to travel by bicycle, and consequently maximize the use of this mode in urban centers. The results indicate a growing tendency of willingness to carry out the proposed integration.pt_BR
dc.description.resumoNa Região Metropolitana de Belo Horizonte, o alto índice de utilização de modalidades de transporte individual motorizado tem agravado os problemas relacionados à acessibilidade e à mobilidade urbanas. Esses problemas afetam a população, impactando negativamente a qualidade de vida urbana. Nesse sentido, a bicicleta apresenta-se como possível solução para a problemática exposta quando utilizada como meio de transporte para os deslocamentos diários, principalmente se aliada ao transporte público por ônibus, promovendo um tráfego urbano mais sustentável. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo investigar o potencial do uso da bicicleta de maneira integrada ao transporte público coletivo realizado por ônibus no Terminal Vilarinho (Belo Horizonte). Para tanto, foi realizada uma pesquisa acerca dos fatores mais influentes para que o indivíduo opte por deslocar-se de bicicleta, e que, consequentemente, maximize o uso dessa modalidade nos centros urbanos. Os resultados apontam uma tendência crescente de disposição à realização da integração proposta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Luso-brasileiro Para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherBicicletaspt_BR
dc.subject.otherTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherÔnibuspt_BR
dc.titleA bicicleta como meio de transporte integrado a terminais de ônibus: o caso do terminal Vilarinho (Belo Horizonte/Minas Gerais)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://fau.ufal.br/evento/pluris2016/files/Tema%203%20-%20Mobilidade%20e%20Transportes/Paper650.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4756-4183pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5368-8879pt_BR
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