Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaniela Antunes Lessapt_BR
dc.creatorCarlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T20:40:07Z-
dc.date.available2024-08-20T20:40:07Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/pluris21pt_BR
dc.identifier.issn2525-7390pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74431-
dc.description.abstractTransportation systems are crucial to the structuring of space, and are strongly related to the process of formation and consolidation of urban centers. Therefore, there is an interdependence between the growth of the urban fabric and the demand for mobility, so that deficiencies in these systems directly interfere with economic activities and the daily mobility of the population. Based on geoprocessing tools and using the proposed spatial analysis indicators, we sought to analyze the power of attraction of motorized and individual trips of urban centers in the city of Belo Horizonte, comparing data extracted from the last two Origin and Destination (OD) surveys. In general, the empirical evidence presented does not confirm the hypothesis of decentralization. Although some centers have gained relevance in the local and regional scenario, the central area of ​​the capital of Minas Gerais has not shown a significant loss of its power of attraction for trips.pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de transporte são cruciais na estruturação do espaço, tendo forte relação com o processo de formação e consolidação das centralidades urbanas. Existe, portanto, uma interdependência entre o crescimento do tecido urbano e a demanda por mobilidade, de maneira que deficiências nesses sistemas interferem diretamente nas atividades econômicas e no cotidiano de mobilidade da população. Com base em ferramentas de geoprocessamento e utilizando-se dos indicadores de análise espacial propostos, buscou-se analisar o poder de atração de viagens motorizadas e individuais das centralidades urbanas no município de Belo Horizonte, comparando os dados extraídos das duas últimas pesquisas Origem e Destino (OD). De modo geral, as evidências empíricas trazidas não confirmam a hipótese de descentralização. Ainda que algumas centralidades tenham ganhado relevância no cenário local e regional, a área central da capital mineira não apresentou perda significativa de seu poder de atração de viagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Luso-brasileiro Para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherCentros urbanospt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.titleAs centralidades urbanas e a mobilidade individual motorizada em Belo Horizonte/MGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://pluris2020.faac.unesp.br/Paper847.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4856-5671pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5368-8879pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As centralidades urbanas e a mobilidade individual motorizada em Belo Horizonte_MG.pdf794.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.