Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75785
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783235143754513pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Elisa Ferreira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorIngrid Rolim de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646776264683266pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T14:08:13Z-
dc.date.available2024-08-29T14:08:13Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75785-
dc.description.abstractIn a world in constant transformation, especially driven by technological advances, teaching reading and writing requires new (multi)literacies. These multiliteracies must be able to deal with both the cultural diversity of societies and the diversity of language modalities in the texts in which this cultural multiplicity is manifested. In this context, the following questions arise: how can working with cultural diversity, with a focus on local culture, strengthen students' sense of cultural identity? And how to develop, when working with reading and writing multimodal texts, mastery of languages ​​and their specificities, including digital literacy? Seeking to respond to these concerns, we developed and applied a didactic proposal for teaching Portuguese, anchored in multiliteracies. The proposal was applied to a class of students in the 7th year of Elementary School, with the orientation being to disseminate the culture of the municipality of Manhuaçu ‒ Minas Gerais (Brazil). Based on the National Common Curricular Base (BNCC) and studies by Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Ribeiro (2016, 2018, 2021), Rojo and Barbosa (2015), Rojo and Moura (2012, 2019), Maher (2007), Cuche (1999) , Moreira and Candau (2020 [2013]), among others, the research and teaching project adopted a qualitative approach methodology with pedagogical intervention. The didactic proposal was organized in ten stages, with reading and text production activities that explored the students' notion of culture, their perception of local and national heritage and cultural dissemination through the production of cards and publications on social networks. As results of the research, we observed that the students developed multiliteracies and that the didactic proposal contributed to strengthening local cultural identity.pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo em constante transformação, especialmente impulsionada pelos avanços tecnológicos, o ensino da leitura e da escrita exige novos (multi)letramentos. Esses multiletramentos devem ser capazes de lidar tanto com a diversidade cultural das sociedades quanto com a diversidade de modalidades de linguagens dos textos nos quais essa multiplicidade cultural se manifesta. Nesse contexto, surgem os seguintes questionamentos: como o trabalho com a diversidade cultural, com foco na cultura local, pode fortalecer o senso de identidade cultural dos estudantes? E como desenvolver, no trabalho com a leitura e com a escrita de textos multimodais, o domínio das linguagens e suas especificidades, incluindo o letramento digital? Buscando responder a essas inquietações, desenvolvemos e aplicamos uma proposta didática de ensino de Língua Portuguesa, ancorada nos multiletramentos. A proposta foi aplicada em uma turma de estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, tendo como orientação a divulgação da cultura do município de Manhuaçu ‒ MG. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos estudos de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Ribeiro (2016, 2018, 2021), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2012, 2019), Maher (2007), Cuche (1999), Moreira e Candau (2020 [2013]), entre outros, o projeto de pesquisa e ensino adotou uma metodologia de abordagem qualitativa com intervenção pedagógica. A proposta didática foi organizada em dez etapas, com atividades de leitura e produção textual que exploraram a noção de cultura dos estudantes, sua percepção de patrimônios locais e nacionais e a divulgação cultural por meio da produção de cards e publicações em redes sociais. Como resultados da pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram multiletramentos e que a proposta didática contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectDiversidade de linguagenspt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subject.otherLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLetramento digitapt_BR
dc.subject.otherInteresse na leiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.titleExplorando a diversidade cultural e a multimodalidade: multiletramentos em aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1160-5841pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons