Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75923
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLudmila Olandim de Souzapt_BR
dc.creatorFrancisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.creatorGabriel Menezes Vianapt_BR
dc.creatorDébora D’Ávila Reispt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T19:40:52Z-
dc.date.available2024-09-03T19:40:52Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1516-731320220043pt_BR
dc.identifier.issn1980-850Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75923-
dc.description.abstractThis paper aims to contribute to the discussion of learning as an affectation of the body, from the analysis of scientific communication practices with children aged five and six years in the scope of the extension project Children's University of the Federal University of Minas Gerais. As a theoretical-methodological and analytical repertoire, the Actor Network Theory was explored. The analyses carried out gave visibility to learning that takes place not as an individual or mental process, but which instead emerges from relationships; a process centered not only on rationality, but also on the power of bodies to affect themselves, to sensitize themselves to differences. In the end, it is concluded that, based on this view of learning, the objective in scientific communication for children becomes less the dissemination of concepts, and - rather - more the construction of sensitive bodies that move, transform and discover themselves as producers of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a contribuir com a discussão sobre a aprendizagem enquanto afetação do corpo, a partir da análise das práticas de divulgação científica com crianças de cinco e seis anos no âmbito do projeto de extensão Universidade das Crianças da Universidade Federal de Minas Gerais. Como repertório teórico-metodológico e analítico, explorou-se a Teoria Ator-Rede. As análises realizadas deram visibilidade a uma aprendizagem que se dá não enquanto processo individual e mental, mas que emerge das relações; um processo centrado não apenas na racionalidade, mas também na potência dos corpos de se afetarem, de se sensibilizarem para as diferenças. Ao final, conclui-se que, a partir dessa perspectiva de aprendizagem, o objetivo da divulgação científica com crianças passa a ser menos a difusão de conceitos, e mais a construção de corpos sensíveis, que se deslocam, se transformam e se descobrem enquanto produtores de conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto de extensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem infantilpt_BR
dc.titleA aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantilpt_BR
dc.title.alternativeLearning as an affectation of the body: initial approaches to the study of scientific communication practices for childrenpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/ciedu/a/qrKHV7WpcwfVtP84hC78XZr/?lang=pt#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2172-1563pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4519-2870pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8806-5049pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5782-7362pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A aprendizagem enquanto afetação do corpo.pdf583.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.