Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76607
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gibson Moreira Praçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0902426148897002pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme Menezes Lagept_BR
dc.contributor.referee2Felipe Arruda Mourapt_BR
dc.creatorPedro Henrique de Almeida Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542814321085822pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T13:09:13Z-
dc.date.available2024-09-18T13:09:13Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76607-
dc.description.abstractThis study aims compare the passing decision-making performance and in-phase interpersonal coordination of soccer players subjected to small-sided games (SSG) with manipulated cognitive load after a training session. 24 male soccer players from the U-13 and U-14 categories (13.9 ± 0.9 years; 166.5 ± 9.7 cm; 57.8 ± 9.1 kg, tier 2) from two clubs in the state of Minas Gerais participated this study. Players were divided into teams based on their positional status and tactical performance. The study was divided into three phases: 1) Pre-test - a 4-min of 4-a-side SSG; 2) Intervention - three 6-min of 4-a-side SSG with the experimental protocols; 3) Post-test – similar to the Pre-test. Four protocols were performed: one control and three experiments protocols involving dual-tasks of counting passes, with progressive cognitive load: control, T1, T2, and T3, with T3 having the highest cognitive load, T2 higher than T1 and control, and T1 higher than control. Manipulation checks included: 1) perceived task difficulty; 2) error rate in pass counting. Passing decision-making was considered as the primary outcome of the study. The other primary outcome was the percentage of time spent in the In-phase interpersonal coordination pattern, recorded by 10 Hz GPS devices. For manipulation checks, a two-way repeated measures ANOVA was performed. ƞ2p and Cohen's d were used for effect size. Generalized Estimating Equations (GEE) were used to model the study variables (dependent variable: Post-test performance; covariate: Pre-test performance), followed by Bonferroni's post-hoc. The β coefficient was used as effect size. A significance level of p ≤ 0.05 was defined for all analyses. The results showed a decrease in passing decision-making performance from T1 to T3 (p = 0.002; β = 14.43). For In-phase interpersonal coordination, a decrease from control to T3 in the offensive phase (p = 0.011; β = 3.67) and an increase from T1 to T3 in the defensive phase (p < 0.001; β = 2.99) were observed. Therefore, it is concluded that performing SSGs with higher cognitive load induces an decline in offensive tactical performance after the training session. Additionally, due to the decline in offensive tactical performance, there is an improvement in defensive tactical performance after SSGs with higher cognitive load.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho na tomada de decisão do passe e na coordenação interpessoal In-phase de jogadores de futebol submetidos à pequenos jogos com manipulação da carga cognitiva após uma sessão de treino. A amostra foi composta por 24 atletas das categorias sub-13 e sub-14 (13,9 ± 0,9 anos; 166,5 ± 9,7 cm; 57,8 ± 9,1 kg, tier 2) do sexo masculino de dois clubes do estado de Minas Gerais. Os jogadores foram divididos em equipes de acordo com seu estatuto posicional e seu desempenho tático. O estudo foi dividido em três momentos: 1) Pré-teste - uma série de quatro minutos de PJ no formato Gr + 4 vs 4 + Gr; 2) Intervenção - três séries de seis minutos de PJ com os protocolos experimentais; 3) Pós-teste – estrutura igual ao Pré-teste. Foram realizados quatro protocolos, um controle e três experimentais com tarefas duplas de contagem dos passes, com progressão em relação à sua carga cognitiva: controle, T1, T2 e T3, com o protocolo T3 apresentando maior carga cognitiva que os demais, o T2 apresentando maior carga cognitiva que o T1 e o controle, e o T1 apresentando maior carga cognitiva que o controle. Como manipulation checks, foram analisados: 1) percepção de dificuldade da tarefa; 2) taxa de erro na contagem dos passes. A tomada de decisão do passe foi avaliada como desfecho primário do estudo. O outro desfecho primário compreende o percentual do tempo dispendido no padrão de coordenação interpessoal In-phase, registrado por dispositivos GPS de 10 Hz. Para as manipulation checks, foi realizada uma ANOVA two-way de medidas repetidas. Para tamanho do efeito, foram utilizados o ƞ2p e o d de Cohen. Foram utilizadas Equações de Estimativas Generalizadas para modelar as variáveis do estudo (variável dependente: desempenho no Pós-teste; covariável: desempenho no Pré-teste), seguido do post-hoc de Bonferroni. O coeficiente β foi utilizado como medida de tamanho do efeito. Em todas as análises, foi definido nível de significância p ≤ 0,05. Os resultados de tomada de decisão do passe mostraram uma queda do T1 para o T3 (p = 0,002; β = 14,43). Para coordenação interpessoal In-phase foi observada queda do controle para T3 na fase ofensiva (p = 0,011; β = 3,67) e aumento do T1 para o T3 na fase defensiva (p < 0,001; β = 2,99). Diante disso, conclui-se que PJ com maior carga cognitiva induziu queda no desempenho tático ofensivo após a sessão de treino. Além disso, PJ com maior carga cognitiva induziu melhora no desempenho tático defensivo após a sessão de treino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Esportept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPequenos jogospt_BR
dc.subjectesforço cognitivopt_BR
dc.subjectdesempenho táticopt_BR
dc.subjecttomada de decisãopt_BR
dc.subjectcoordenação interpessoalpt_BR
dc.subject.otherFutebolpt_BR
dc.subject.otherFutebol - Treinamento técnicopt_BR
dc.subject.otherJogadores de futebolpt_BR
dc.subject.otherProcesso decisóriopt_BR
dc.titleEfeito da carga cognitiva do pequeno jogo no desempenho tático em uma sessão de treino de jovens jogadores de futebolpt_BR
dc.title.alternativeEffect of the cognitive load of the small-sided games on tactical performance in a training session of youth soccer playerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0178-7752pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação - Pedro Henrique de Almeida Oliveira.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons