Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76669
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dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/132964297958657pt_BR
dc.contributor.referee1Keli Cristina Contipt_BR
dc.contributor.referee2Warley Machado Correiapt_BR
dc.creatorPedro Rezende Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2417004958565628pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T11:25:54Z-
dc.date.available2024-09-19T11:25:54Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76669-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do trabalho com Planejamento Financeiro Pessoal no contexto escolar, visando ao desenvolvimento do Letramento Financeiro dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, adotou-se uma metodologia de análise qualitativa, fundamentada em dados obtidos por meio de gravações de áudio durante uma sequência didática, estruturadas em seis momentos. Inicialmente, simulou-se um podcast para construir um entendimento inicial de Educação Financeira, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes. Posteriormente, atividades didáticas foram implementadas com o intuito de apresentar conceitos financeiros fundamentais, culminando na proposta de elaboração de um Planejamento Financeiro Pessoal. Um dos principais resultados desta investigação foi a criação do jogo “PLANEJAMENTE”, desenvolvido para uso no contexto escolar, concentrando no desenvolvimento do raciocínio analítico dos estudantes em relação a questões financeiras, e, mais especificamente, no planejamento e gestão financeira pessoal. Em um contexto no qual a Educação Financeira ganha cada vez mais relevância nas escolas, este trabalho não apenas apresenta um material alinhado com as necessidades educacionais contemporâneas, mas também propõe um modelo que pode ser replicado e adaptado em diferentes ambientes educacionais. A pesquisa ressalta a importância de um ensino sobre finanças voltado para o desenvolvimento do estudante, em contraponto à uma abordagem mais comercial, e evidencia como o jogo “PLANEJAMENTE” e as atividades associadas podem servir como ferramentas para professores de Matemática e outros educadores no fortalecimento da Educação Financeira Escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiro pessoalpt_BR
dc.subjectLetramento financeiropt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação financeirapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fuandamentalpt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: uma sequência didática sobre planejamento financeiro pessoal para estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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