Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76669
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Diogo Alves de Faria Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/132964297958657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Keli Cristina Conti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Warley Machado Correia | pt_BR |
dc.creator | Pedro Rezende Vieira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2417004958565628 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T11:25:54Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T11:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/76669 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do trabalho com Planejamento Financeiro Pessoal no contexto escolar, visando ao desenvolvimento do Letramento Financeiro dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, adotou-se uma metodologia de análise qualitativa, fundamentada em dados obtidos por meio de gravações de áudio durante uma sequência didática, estruturadas em seis momentos. Inicialmente, simulou-se um podcast para construir um entendimento inicial de Educação Financeira, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes. Posteriormente, atividades didáticas foram implementadas com o intuito de apresentar conceitos financeiros fundamentais, culminando na proposta de elaboração de um Planejamento Financeiro Pessoal. Um dos principais resultados desta investigação foi a criação do jogo “PLANEJAMENTE”, desenvolvido para uso no contexto escolar, concentrando no desenvolvimento do raciocínio analítico dos estudantes em relação a questões financeiras, e, mais especificamente, no planejamento e gestão financeira pessoal. Em um contexto no qual a Educação Financeira ganha cada vez mais relevância nas escolas, este trabalho não apenas apresenta um material alinhado com as necessidades educacionais contemporâneas, mas também propõe um modelo que pode ser replicado e adaptado em diferentes ambientes educacionais. A pesquisa ressalta a importância de um ensino sobre finanças voltado para o desenvolvimento do estudante, em contraponto à uma abordagem mais comercial, e evidencia como o jogo “PLANEJAMENTE” e as atividades associadas podem servir como ferramentas para professores de Matemática e outros educadores no fortalecimento da Educação Financeira Escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Planejamento financeiro pessoal | pt_BR |
dc.subject | Letramento financeiro | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fuandamental | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar: uma sequência didática sobre planejamento financeiro pessoal para estudantes dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR_UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.