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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Juarez Távora Veadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026710521430375pt_BR
dc.contributor.referee1Evando Mirra de Paula e Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Indiana Pinheiro da Fonseca Rodriguespt_BR
dc.creatorMario Marcio Machado da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404882576981060pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-23T17:03:36Z-
dc.date.available2024-09-23T17:03:36Z-
dc.date.issued1992-05-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76792-
dc.description.resumoEste estudo teve como principal objetivo, identificar e caracterizar o estágio de administração da qualidade nas empresas da construção civil do Estado de Minas Gerais. Outro objetivo foi o de examinar a percepção que as empresas têm em relação à qualidade, nos diversos estágios do processo de produção, bem como avaliar a postura dessas empresas em relação a alguns aspectos da qualidade. Foi aplicada pesquisa quantitativa, realizadas entrevistas e visitas a empresas. No Brasil, existe um contraste acentuado em relação à qualidade. Convivendo lado a lado encontram-se empresas de subsetores modernos que utilizam tecnologia de ponta e procedimentos gerenciais eficientes e empresas de subsetores tradicionais que usam processos obsoletos de produção e gestão. Dados comprovam que no País existem “ilhas de excelência” que “vicejam e prosperam em meio a um mar de ineficiência, desperdício e má administração”. O setor pesquisado é extremamente importante, pois participa significativamente do PIB, é a indústria que mais emprega no país e cobre um espectro muito grande de empresas. Tem um papel preponderante na economia brasileira. Apesar da sua importância o setor vive em crise. Existem evidências do alto custo de produção decorrente da ineficiência, da utilização de processos obsoletos de gestão e produção, do atraso tecnológico, dos índices elevados de perdas e da mão-de-obra despreparada e marginalizada sócio culturalmente. Um novo modo de administrar a empresa é necessário, com prioridade para a qualidade de todas as funções, setores e atividades da organização. Ao conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas dá-se o nome de gerenciamento pela qualidade total.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectgerenciamento pela qualidade;pt_BR
dc.subjectQualidade totalpt_BR
dc.subjectQualidade na construção civilpt_BR
dc.subjectControle de qualidade por toda a empresapt_BR
dc.subjectGerenciamento pela qualidade na construção civilpt_BR
dc.subject.otherAdminstraçãopt_BR
dc.subject.otherIndústria de construção civilpt_BR
dc.subject.otherGestão da qualidade totalpt_BR
dc.titleCaracterização do nível de administração da qualidade nas empresas de construção civil de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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