Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77175
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A coligay dentro da pedagogia do torcer
Título(s) alternativo(s): Coligay within pedagogy of cheering
Autor(es): Gustavo Andrada Bandeira
Luiza Aguiar dos Anjos
Resumen: O período pré-Copa do Mundo de futebol masculino da FIFA de 2014, no Brasil, colocou a ação dos torcedores dos estádios de futebol em questão. Preocupações até então negligenciadas nesse espaço começaram a aparecer, dentre as quais a homofobia. Nesse cenário de colocação em cena das discussões sobre homofobia no futebol, constatamos certo “retorno” na memória coletiva de torcedores do Grêmio da Coligay, torcida gay do clube, atuante nas décadas de 1970 e 1980 e apagada desde então. Nessa releitura, ao mesmo tempo em que a torcida foi exaltada por ter transgredido as normas de gênero e de sexualidade, ela também reforça uma série de representações. Os bons comportamentos, a festa e o financiamento próprio apareceram para enaltecer a torcida e, também, apresentar os conteúdos desejáveis para as torcidas ainda em atividade. Neste trabalho, olhamos de que forma essa memória da Coligay trabalha na pedagogia do torcer. Para tanto, utilizaremos os materiais produzidos contemporaneamente sobre a Coligay, além de diálogos com ex-integrantes da torcida e outros torcedores do Grêmio, além de jogadores, dirigentes e jornalistas que a conheceram, buscando mapear alguns dos significados possíveis na atualidade para essa experiência rememorada.
Abstract: The pre 2014 FIFA Men’s World Cup period in Brazil put football stadium supporters’ actions in question. Worries neglected until then on this place started to appear, including homophobia. In this context in which discussion about homophobia in football emerge, we can see a certain “return” in the collective memory of Grêmio’s Coligay, the club’s gay supporters, active in the 1970s and 1980s and erased since then. In this re-reading, at the same time that the crowd was praised for having transgressed gender and sexuality norms, it also reinforces a series of representations. The good behavior, the party and its self funding were referred to praise this fans and, also, present the desirable contents for the supporters still in activity. In this work, we look at how this Coligay memory develops in relation to the pedagogy of cheering. To do so, we will analyse the material produced contemporaneously about Coligay, as well as dialogues with its former members and other Grêmio fans, players, managers and also journalists, seeking to map some of the possible meanings today for this remembered experience.
Asunto: Futebol -- Torcedores
Copa do Mundo (Futebol) -- 2014
Homofobia
Estádios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v28n1p8-29
URI: http://hdl.handle.net/1843/77175
Fecha del documento: 19-ago-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/5671
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Desenvolvimento Social
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