Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77327
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O brincar no ensino/aprendizagem de artes visuais |
Autor(es): | Erika Rodrigues Mechetti |
primer Tutor: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
primer miembro del tribunal : | Rodrigo Borges Coelho |
Resumen: | A presente pesquisa investiga o possível diálogo entre brincadeiras/ brinquedos e o ensino de artes visuais. Considera-se que muitos artistas vivenciam o momento do lúdico no processo de criação. A pesquisa relata a necessidade do aprendizado à partir da análise de imagem pelas crianças em uma sociedade permeada por diversos veículos de comunicação. A metodologia aplicada baseia-se nos conceitos da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e na publicação do livro “O brinquedo- sucata e a criança” (2007) da professora Marina Marcondes Machado sobre o brincar e brincadeiras. Baseada em uma pesquisa de campo, crianças de uma instituição de ensino de Contagem puderam participar de um projeto institucional envolvendo o conhecimento e a análise de imagens aliado ao momento do brincar. Essa experiência possibilitou o desenvolvimento da linguagem artística e corporal das crianças assim como propiciou o gosto pela atividade artística e o estímulo para a leitura de imagem. |
Abstract: | This research investigates the possible dialogue between games / toys and the teaching of visual arts. It is considered that many artists experience the moment of playfulness in the creation process. The research reports the need for learning from the analyse of images by children in a society permeated by several means of communication. The applied methodology is based on the concepts of Ana Mae Barbosa's triangular proposal and on the publication of the book “O brinquedo-sucata e a criança” (2007) by professor Marina Marcondes Machado on playing. Based on a field research, children from a teaching institution in Contagem were able to participate in an Institutional project involving knowledge and image analysis combined with the moment of playing. This experience enabled the development of children's artistic and body language as well as providing a taste for artistic activity and a stimulus for image reading. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Brincadeiras Educação de crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77327 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escritafinal.pdf | TCC curso de especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | 651.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons