Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77575
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Magno Camargos Mendonça | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5492658161377541 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bruno Souza Leal | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Juliana Freire Gutmann | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Dayane do Carmo Barretos | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Karina Gomes Barbosa da Silva | pt_BR |
dc.creator | Talita Iasmin Soares Aquino | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9117451930330347 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T21:32:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T21:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/77575 | - |
dc.description.abstract | The research investigates the construction of imaginaries about female nudity in Brazil,focusing on three television drama works: Dona Beija (1986), Xica da Silva (1996) and Hilda Furacão (1998). The methodology is inspired by the concept of pilgrimage (Ingold, 2012; 2015), which values the journey between textualities and allows the understanding of the construction of femininity and the exploration of women’s bodies in relation to the male and colonial gaze (Abril, 2010; Segato, 2021). Writing is conceived as a form of resistance and selfrecovery (Evaristo, 2020; Kiffer, 2021; hooks, 2019), seeking to challenge and transform norms that traverse the feminine. Highlighting scenes (Taylor, 2013) and landscapes (Ingold, 2021; Santos, 1988; 1995), the study develops a cartography (Rosário, 2008) of audioverbovisualities (Gutmann, 2021) through a performative gesture of articulation between the television works, their repercussions and the researcher’s experience. In an affective (Mendonça, 2023; Leal, 2023; Moriceau, 2020) and intersectional (Crenshaw, 2004; Gonzalez, 1980; 1984; 2020) approach, the research considers the complex interactions between race, gender and class, aiming to contribute to a critical understanding of Brazilian culture and the media influence on the social construction of femininity. The objective of the work is to promote reflection on the possibilities of resistance and transformation of hegemonic narratives. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga a construção de imaginários sobre a nudez feminina no Brasil, com foco em três obras da teledramaturgia: Dona Beija (1986), Xica da Silva (1996) e Hilda Furacão (1998). A metodologia é inspirada no conceito de peregrinação (Ingold, 2012; 2015), que valoriza o percurso entre textualidades e permite a compreensão da construção da feminilidade e da exploração dos corpos das mulheres em relação ao olhar masculino e colonial (Abril, 2010; Segato, 2021). A escrita é concebida como forma de resistência e autorrecuperação (Evaristo, 2020; Kiffer, 2021; hooks, 2019), buscando desafiar e transformar normas que atravessam o feminino. Destacando cenas (Taylor, 2013) e paisagens (Ingold, 2021; Santos, 1988; 1995), o estudo desenvolve uma cartografia (Rosário, 2008) de audioverbovisualidades (Gutmann, 2021) por meio de um gesto performativo de articulação entre as obras televisivas, suas repercussões e a experiência da pesquisadora. Em uma abordagem afetiva (Mendonça, 2023; Leal, 2023; Moriceau, 2020) e interseccional (Crenshaw, 2004; Gonzalez, 1980; 1984; 2020), a pesquisa considera as complexas interações entre raça, gênero e classe, visando contribuir para uma compreensão crítica da cultura brasileira e da influência midiática na construção social da feminilidade. O objetivo do trabalho é promover uma reflexão sobre as possibilidades de resistência e transformação das narrativas hegemônicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Nudez | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Nudez - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres - Teses | pt_BR |
dc.title | Corpos de Eva : olhares e paisagens sobre a nudez feminina no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Bodies of Eve : gazes and landscapes about female nudity in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Cuerpos de Eva : miradas y paisajes sobre la desnudez femenina en Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORPOS_DE_EVA_Talita_Aquino_.pdf | 21.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons