Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77575
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carlos Magno Camargos Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe Viero Kolinski Machado Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee2Bruno Souza Lealpt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Freire Gutmannpt_BR
dc.contributor.referee4Dayane do Carmo Barretospt_BR
dc.contributor.referee5Karina Gomes Barbosa da Silvapt_BR
dc.creatorTalita Iasmin Soares Aquinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9117451930330347pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T21:32:39Z-
dc.date.available2024-10-22T21:32:39Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77575-
dc.description.abstractThe research investigates the construction of imaginaries about female nudity in Brazil,focusing on three television drama works: Dona Beija (1986), Xica da Silva (1996) and Hilda Furacão (1998). The methodology is inspired by the concept of pilgrimage (Ingold, 2012; 2015), which values the journey between textualities and allows the understanding of the construction of femininity and the exploration of women’s bodies in relation to the male and colonial gaze (Abril, 2010; Segato, 2021). Writing is conceived as a form of resistance and selfrecovery (Evaristo, 2020; Kiffer, 2021; hooks, 2019), seeking to challenge and transform norms that traverse the feminine. Highlighting scenes (Taylor, 2013) and landscapes (Ingold, 2021; Santos, 1988; 1995), the study develops a cartography (Rosário, 2008) of audioverbovisualities (Gutmann, 2021) through a performative gesture of articulation between the television works, their repercussions and the researcher’s experience. In an affective (Mendonça, 2023; Leal, 2023; Moriceau, 2020) and intersectional (Crenshaw, 2004; Gonzalez, 1980; 1984; 2020) approach, the research considers the complex interactions between race, gender and class, aiming to contribute to a critical understanding of Brazilian culture and the media influence on the social construction of femininity. The objective of the work is to promote reflection on the possibilities of resistance and transformation of hegemonic narratives.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a construção de imaginários sobre a nudez feminina no Brasil, com foco em três obras da teledramaturgia: Dona Beija (1986), Xica da Silva (1996) e Hilda Furacão (1998). A metodologia é inspirada no conceito de peregrinação (Ingold, 2012; 2015), que valoriza o percurso entre textualidades e permite a compreensão da construção da feminilidade e da exploração dos corpos das mulheres em relação ao olhar masculino e colonial (Abril, 2010; Segato, 2021). A escrita é concebida como forma de resistência e autorrecuperação (Evaristo, 2020; Kiffer, 2021; hooks, 2019), buscando desafiar e transformar normas que atravessam o feminino. Destacando cenas (Taylor, 2013) e paisagens (Ingold, 2021; Santos, 1988; 1995), o estudo desenvolve uma cartografia (Rosário, 2008) de audioverbovisualidades (Gutmann, 2021) por meio de um gesto performativo de articulação entre as obras televisivas, suas repercussões e a experiência da pesquisadora. Em uma abordagem afetiva (Mendonça, 2023; Leal, 2023; Moriceau, 2020) e interseccional (Crenshaw, 2004; Gonzalez, 1980; 1984; 2020), a pesquisa considera as complexas interações entre raça, gênero e classe, visando contribuir para uma compreensão crítica da cultura brasileira e da influência midiática na construção social da feminilidade. O objetivo do trabalho é promover uma reflexão sobre as possibilidades de resistência e transformação das narrativas hegemônicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectCultura brasileirapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherNudez - Tesespt_BR
dc.subject.otherMulheres - Tesespt_BR
dc.titleCorpos de Eva : olhares e paisagens sobre a nudez feminina no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBodies of Eve : gazes and landscapes about female nudity in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeCuerpos de Eva : miradas y paisajes sobre la desnudez femenina en Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CORPOS_DE_EVA_Talita_Aquino_.pdf21.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons