Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77689
Tipo: | Tese |
Título: | Coisário cassino museu: no entre-espaço de um cassino extinto e um museu em processo |
Título(s) alternativo(s): | Thingery casino museum: at the interspace between an extinct casino and a museum |
Autor(es): | Marconi Drummond Lage |
primer Tutor: | Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet |
primer miembro del tribunal : | Agnaldo Aricê Caldas Farias |
Segundo miembro del tribunal: | Marize Malta Teixeira |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Ivone dos Santos |
Cuarto miembro del tribunal: | Maria Angélica Melendi de Biasizzo |
Resumen: | Por meio de diferentes poéticas visuais, esta pesquisa situa-se na inter-relação entre arte, curadoria, história e museologia contemporânea, posicionando-se no entre-espaço de um cassino extinto e um museu, ancorada nos marcos históricos que forjaram a transformação da edificação modernista – originalmente um cassino – em instituição museológica – o Museu de Arte da Pampulha. Parte da investigação dedica-se ao levantamento de acervo histórico, documental, iconográfico, videográfico e artístico para constituição de um repositório, aqui intitulado coisário-cassino-museu. Na interpolação entre o passado e o presente e no rastreamento de coisas acumuladas, guardadas, esquecidas, extraviadas e recuperadas, a investigação acopla-se às micro-histórias em confronto com a historiografia oficial. Para consolidação desse engenho, a pesquisa adota um sistema de criação de coleções digitais, guarnecido de recursos customizáveis. De forma autônoma, esse arquivo/inventário, flexível, transmuta-se em “dispositivo expositivo”, promovendo deambulações e conexões entre as coisas coletadas e suas coisidades. O trabalho resulta na formulação de dois sistemas de escrita congruentes, que correm em paralelo e que são complementares: o repositório coisário-cassino-museu e o volume da tese. Além da construção do coisário, o estudo prospecta projetos curatoriais realizados no Museu de Arte da Pampulha ao longo do meu percurso profissional, entre 2006 e 2010. Compreendida como uma experimentação artística, a tese, agenciada pelo artista-curador-colecionador, pensa a potência das imagens previamente coletadas – rarefeitas e efêmeras – para perturbar a história intersticial de um cassino extinto que se desdobra em museu sobrevivente, em permanente processo de (re)(des)construção. |
Abstract: | Through different visual poetics, this research is situated at the interrelation between art, curatorship, history, and contemporary museology, positioning itself at the interspace between an extinct casino and a museum, and anchored to the historical landmarks that forged the transformation of the modernist building – originally a casino – into a museological institution – the Museu de Arte da Pampulha [Pampulha Art Museum]. Part of the investigation is dedicated to the survey of historical, documental, iconographic, videographic, and artistic collections for the creation of a repository, here entitled “thingery-casino-museum”. In the interpolation between past and present and in the tracking of “things” accumulated, stored, forgotten, misplaced, and recovered, the investigation is coupled with the micro-histories in confrontation with the official historiography. To consolidate this ingenuity, the research adopts a digital collection creation system, equipped with customizable features. Autonomously, this archive/inventory, being flexible, mutates into a “display device”, promoting wanderings and connections among the collected “things” and their “thingnesses”. The work results in the formulation of two congruent writing systems that run parallel and are complementary to one another: the “thingery-casino-museum” repository and the volume containing the thesis. In addition to the construction of the “thingery”, the study prospects curatorial projects held at the Pampulha Art Museum throughout my professional career, between 2006 and 2010. Understood as an artistic experimentation, the thesis, managed by the artist-curator-collector, reflects on the power of previously collected images – rarefied and ephemeral – in order to disturb the interstitial history of an extinct casino that unfolds into a surviving museum, in a continuous process of (re)(de)construction. |
Asunto: | Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG) Museus de arte Curadoria (Artes) Museologia Arquivos de arte Arte moderna - Séc. XXI Repositórios institucionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77689 |
Fecha del documento: | 24-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_Marconi Drummond Lage.pdf | 113.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.