Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/78072
Tipo: Tese
Título: O letramento literário na formação docente de futuros professores de literatura
Título(s) alternativo(s): Literary Literacy in initial teacher education of future literature teachers
Autor(es): Luciana Mara Torres Buccini
primer Tutor: Maria Zélia Versiani Machado
primer miembro del tribunal : Gilcinei Teodoro Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Ivanete Bernardino Soares
Tercer miembro del tribunal: Lívia Suassuna
Cuarto miembro del tribunal: Carlos Augusto Novais
Resumen: Esta pesquisa, em consonância com as investigações sobre o letramento literário no espaço escolar e com o campo da formação docente, propõe uma reflexão em torno da formação acadêmico-profissional de professores que poderão atuar como docentes de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, focalizando mais detidamente suas trajetórias literárias e propostas de práticas de ensino de literatura. O objetivo geral da investigação é compreender trajetórias, saberes e concepções acerca do ensino de literatura revelados por licenciandos de Letras em contextos de formação. Pautado pelas discussões a respeito do letramento (STREET, 2012, 2014; SOARES, 2006), do letramento literário (PAULINO, 1999, 2010, 2014; COSSON, 2006, 2014, 2020) e da escolarização da literatura (SOARES, 2011; LAJOLO, 2018; ZILBERMAN,2007, 2009, 2017 ; ROSENBLATT, 2002 [1938], LEITE, 1983), este estudo propõe-se, para o alcance de tal objetivo, a conhecer os repertórios literários e as projeções de práticas de ensino de literatura construídos por alunos e alunas do Curso de Letras de uma universidade federal situada em Minas Gerais. Para isso, a pesquisa acompanhou, durante um semestre, alunos do curso de licenciatura em Português, observando as aulas de uma disciplina obrigatória ligada ao ensino de literatura dessa graduação. Inicialmente, aplicou-se um questionário a esses discentes a fim de compreender suas trajetórias literárias – escolares e não escolares. A coleta de dados provenientes das atividades da disciplina observada também compôs o corpus analisado nesta investigação. Os resultados apontaram uma lacuna na formação do professor de Literatura em razão da pequena presença de disciplinas voltadas para o ensino de literatura no currículo de Letras. As leituras empreendidas pelos discentes de diferentes idades revelam, ainda, como a formação literária é marcada pela questão geracional e pela heterogeneidade nesses repertórios. Apesar dessas características em seus repertórios pessoais, observou-se que os licenciandos, na seleção literária que fazem de obras para indicação a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, optam de uma maneira geral por livros do cânone escolar. Essa seleção é feita ainda relacionando-se as obras escolhidas com outras linguagens, como vídeos do YouTube, músicas e filmes. Nas propostas de práticas de ensino de literatura, ressalta-se o planejamento de aulas que têm como pressuposto a leitura de obras na íntegra, alternando leitura individual e leitura compartilhada. Privilegia-se uma metodologia em que se abra espaço para a interação em sala de aula a fim de que os alunos construam em grupo os significados das obras lidas. Observa-se ainda que o professor é apresentado como um mediador desse processo de construção de sentidos das obras indicadas e como um condutor para que os alunos façam uma reflexão acerca dos aspectos sociais presentes nos livros literários.
Abstract: This research, based on the investigations about literary literacy in the school environment and in the field of initial teacher education, proposes a reflection on the academic and professional formation of individuals who might work as Portuguese and Literature teachers in Basic Education, more restrictively focusing on their literary backgrounds and proposals of literature teaching practices. The general objective of this investigation is to better understand pathways, diverse knowledge, and conceptualizations on the teaching of Literature disclosed by Languages undergraduate students. This research is grounded in discussions about literacy (STREET, 2012, 2014; SOARES, 2006), literary literacy (PAULINO, 1999a, 2010, 2014; COSSON, 2006, 2014, 2020), and in-school literature teaching (SOARES, 2011; LAJOLO, 2018; ZILBERMAN, 2007, 2009, 2017; ROSENBLATT, 2002 [1938], LEITE, 1983). This study proposes to get acquainted with the literary repertoire and literature teaching practices perspectives envisioned by the Languages undergraduate students of a federal university located in the state of Minas Gerais. For such, this research has tracked, throughout one semester, Portuguese undergraduate students with class observations of a mandatory subject linked to the teaching of Literature in the graduation course. Initially, the students were invited to answer a questionnaire to tell their literary backgrounds – curricular-based or not. Data gathered from the activities which were part of the course subject have also composed the corpus analyzed in this investigation. The results pointed to a gap in the Literature teacher training due to the inconspicuous presence of subjects related to the teaching of Literature in the Languages course program. Moreover, readings conducted by the undergraduate students have proven how the literary formation is marked by generational issues and the heterogeneity in these repertoires. Despite such traits, it has been observed that most of the undergraduates opted to refer novels from the canon to middle-schoolers. The choice for canonical books is made by tangling these pieces to other kinds of related media, such as YouTube videos, songs, and movies. With regards to the Literature teaching practices proposals, the class plannings which demand the reading of the full/original versions of the books were highlighted, alternating between individual and shared readings. The kind of methodology that promotes in-class group interactions for building the plotsmeaning is privileged. It is also observed that the teacher is presented as a mediator of the process and a facilitator for the students to reach a deeper understanding of the social aspects addressed in the literary books.
Asunto: Educação
Professores - Formação
Literatura - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/78072
Fecha del documento: 23-feb-2024
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