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http://hdl.handle.net/1843/78269
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Marcela Ardila Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3830618245719454 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marden Barbosa de Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guilherme de Castro Leiva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Natalia Villamizar Duarte | pt_BR |
dc.creator | Laíse Lorene Hasz Souza e Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2112091263744914 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T21:41:23Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T21:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/78269 | - |
dc.description.resumo | O MOVE, novo serviço de transporte da cidade de Belo Horizonte, inaugurado em 2014, utiliza o Bus Rapid Transit (BRT), um sistema de transporte em ônibus que prioriza a mobilidade urbana rápida, confortável e eficiente. Dentre as diversas características do sistema BRT, uma deve ser destacada: o gerenciamento das áreas de espera. Nesse contexto, a dinâmica de interação entre o sistema de transporte, a mobilidade, o indivíduo e a cidade ganha uma forma nova. Utilizando como unidades de análise as estações do MOVE municipal da cidade de Belo Horizonte, o objetivo desse trabalho é compreender a relação entre o espaço desses locais, com seus mobiliários e equipamentos, e o comportamento dos sujeitos que utilizam esses espaços e participam da sua construção, ocupando-os em sua vida cotidiana. Para tal, oito espaços de espera do MOVE de Belo Horizonte foram selecionados para a análise, realizada em três etapas: primeiro a análise do entorno da estação, através da tipologia de Uso e Ocupação do Solo; em segundo as observações das características físicas do espaço das estações de BRT selecionadas; e em terceiro as observações de campo, realizadas em sete faixas de horário diferentes para cada estação. Como principais resultados do trabalho tivemos a percepção da influência do entorno, da arquitetura interna da estação, da distribuição dos ônibus e dos horários do dia no comportamento dos usuários nos espaços de espera. Além disso, foi proposta uma tipologia das filas observadas, relacionando-as com os demais aspectos analisados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia urbana - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano - Teses | pt_BR |
dc.title | Comportamento em espaços de espera de mobilidade : uma análise comparativa das estações de BRT de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Laíse Hasz - Comportamento em espaços de espera da mobilidade.pdf | 16.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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