Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/78269
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ana Marcela Ardila Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830618245719454pt_BR
dc.contributor.referee1Marden Barbosa de Campospt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme de Castro Leivapt_BR
dc.contributor.referee3Natalia Villamizar Duartept_BR
dc.creatorLaíse Lorene Hasz Souza e Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2112091263744914pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-25T21:41:23Z-
dc.date.available2024-11-25T21:41:23Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/78269-
dc.description.resumoO MOVE, novo serviço de transporte da cidade de Belo Horizonte, inaugurado em 2014, utiliza o Bus Rapid Transit (BRT), um sistema de transporte em ônibus que prioriza a mobilidade urbana rápida, confortável e eficiente. Dentre as diversas características do sistema BRT, uma deve ser destacada: o gerenciamento das áreas de espera. Nesse contexto, a dinâmica de interação entre o sistema de transporte, a mobilidade, o indivíduo e a cidade ganha uma forma nova. Utilizando como unidades de análise as estações do MOVE municipal da cidade de Belo Horizonte, o objetivo desse trabalho é compreender a relação entre o espaço desses locais, com seus mobiliários e equipamentos, e o comportamento dos sujeitos que utilizam esses espaços e participam da sua construção, ocupando-os em sua vida cotidiana. Para tal, oito espaços de espera do MOVE de Belo Horizonte foram selecionados para a análise, realizada em três etapas: primeiro a análise do entorno da estação, através da tipologia de Uso e Ocupação do Solo; em segundo as observações das características físicas do espaço das estações de BRT selecionadas; e em terceiro as observações de campo, realizadas em sete faixas de horário diferentes para cada estação. Como principais resultados do trabalho tivemos a percepção da influência do entorno, da arquitetura interna da estação, da distribuição dos ônibus e dos horários do dia no comportamento dos usuários nos espaços de espera. Além disso, foi proposta uma tipologia das filas observadas, relacionando-as com os demais aspectos analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherSociologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherSociologia urbana - Tesespt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Tesespt_BR
dc.titleComportamento em espaços de espera de mobilidade : uma análise comparativa das estações de BRT de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Laíse Hasz - Comportamento em espaços de espera da mobilidade.pdf16.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.