Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/78270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Miriam Campolina Diniz Peixoto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4876806532896462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gabriele Cornelli | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando José de Santoro Moreira | pt_BR |
dc.creator | Eduardo da Silva Teodoro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4499200734843654 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T21:49:27Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T21:49:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/78270 | - |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to understand how we can speak of a method/way for the investigation of nature, based on Parmenides' On Nature, that does not fall into the misleading order (apatelòn, B8.52) of two-headed mortals (díkranoi, B6.5) that name two separate forms (dúo gnomas, B8.53). In order to understand the method/way, the notion of dike (Justice) will be worked out in the different contexts in which it appears in the poem, in an attempt to establish how it operates as an “instrument” for knowledge and so that a fair discourse can be pronounced on the things. Thus, the notion of justice favors, in our view, the abandonment of discourse that lacks discernment (àkrita B.6 7) , for a fair and reliable discourse (pístis), the result of a decision preceded by reasoning (Krinai dè logos B7.5). Our hypothesis is, therefore, that the notion of dike operates as a “key piece” to understand the “epistemological” intention that constitutes the background of Parmenides' poem. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação é compreender de que modo podemos falar de um método/caminho para a investigação da natureza, a partir do Sobre a Natureza de Parmênides, que não incorra na ordem enganadora (apatelòn, B8.52) dos mortais de duas cabeças (díkranoi, B6.5) que nomeiam duas formas separadas (dúo gnómas, B8.53). Para compreendermos o método/caminho, a noção de dike (Justiça) será trabalhada nos diferentes contextos em que aparece no poema, no intento de estabelecer como ela opera como “instrumento” para o conhecimento e para que se possa pronunciar um justo discurso sobre as coisas. Assim, a noção de justiça favorece, a nosso ver, o abandono do discurso que é carente de discernimento (àkrita B.6 7), por um discurso justo e confiável (pístis), resultado de uma decisão precedida de raciocínio (Krinai dè logos B7.5). A nossa hipótese é, portanto, que a noção de dike opera como uma “peça-chave” para se compreender a intenção “epistemológica” que constitui o fundo do poema de Parmênides. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Justiça | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia Antiga | pt_BR |
dc.subject | Pré-socráticos | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Justiça - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Filósofos pré-socráticos - Teses | pt_BR |
dc.title | O uso epistemológico da noção de justiça em Parmênides | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Repositório - Eduardo da Silva Teodoro - pdf | 984.08 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.