Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/78275
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lembranças, escritos e olhares: o ateliê biográfico e a docência na socioeducação |
Título(s) alternativo(s): | Memories, writings, and perspectives: the biographical workshop and teaching in socio-education Souvenirs, écrits et regards : l'Atelier biographique et l'enseignement en socio-éducation |
Autor(es): | Tiago Sânzio dos Santos Pereira |
primer Tutor: | Maria Amália de Almeida Cunha |
primer miembro del tribunal : | Licínia Maria Correa |
Segundo miembro del tribunal: | Célia Maria Fernandes Nunes |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo geral a aplicação e o desenvolvimento do Ateliê Biográfico de Projetos dentro do contexto da docência na socioeducação. Para tanto, utilizamos como referencial teórico e metodológico os trabalhos de Marie-Christine Josso e Christine Delory-Momberger, no espectro dos estudos biográficos como ferramenta da autoformação. A formação docente foi considerada aqui eixo principal de análise. O exercício da profissão, com todos os seus revezes, foram capturados através da memória, do olhar, da escrita e da fala- todos os sentidos em um mesmo plano-, trazendo então uma possível reflexão sobre si e sobre a própria prática profissional dos professores do socioeducativo. O passado, o presente, os muros e as grades, os alunos privados de liberdade e outros atores compuseram um cenário singular a ser analisado. O universo empírico da pesquisa diz respeito a um grupo de oito professores da Escola Estadual Jovem Protagonista, que atende sete unidades socioeducativas em Belo Horizonte. |
Abstract: | This research has as general objective the application and development of the Biography Workshop of Projects within the context of teaching in the socioeducation field. For that, we use as theoretical and methodological reference the works of Marie-Christine Josso and Christine Delory-Momberger, in the spectrum of biographical studies as a tool of self-formation. Teacher training was considered here as the main axis of analysis. The exercise of the profession, with all its setbacks, were captured through memory, gaze, writing and speaking all the senses in the same level -, bringing a possible reflection on itself and on the professional practice of teachers of the socioeducation field. The past, the present, the walls and the bars, the students deprived of their freedom and other actors composed a unique scenario to be analyzed. The empirical universe of the research concerns a group of eight teachers from the Young Protagonist State School, which serves seven socio-educational units in Belo Horizonte. |
Asunto: | Professores - Formação Socioeducação Biografia - Aspectos educacionais Adolescentes Adolescentes - Assistência em instituições |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78275 |
Fecha del documento: | 21-feb-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO TSSP.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.