Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/78319
Tipo: | Dissertação |
Título: | Casos de ensino no novo ensino médio: metamorfoses do meu percurso docente |
Autor(es): | Edney Wagner da Silva |
primer Tutor: | Claudia Starling Bosco |
primer Co-tutor: | Fernando Miranda Arraz |
primer miembro del tribunal : | Isabel Maria Sabino de Farias |
Segundo miembro del tribunal: | Virginia de Lima Palhares |
Tercer miembro del tribunal: | Joana D' Arc Vaz |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar meu percurso como professor de geografia da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no contexto da implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Ela está sustentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, utilizando os Casos de Ensino como dispositivos de análise e investigação da trajetória docente na perspectiva da pesquisa-formação. Tem como fontes de pesquisa a produção escrita e a socialização de Casos de Ensino a partir de um projeto de extensão universitária. A interpretação das fontes de pesquisa foi realizada a partir da Análise Interpretativa e Reflexiva, inspirada nos estudos de Souza (2014), Delory-Momberger (2016) e Mizukami (2002). Está sustentada nos estudos de Mizukami (2002), Nono (2017), Duek (2016), Domingues (2014), Farias (2021) e Starling (2023), compreendendo os Casos de Ensino como dispositivo de pesquisa-formação. Também sustentam a pesquisa os estudos de Souza (2014), Passeggi (2011), Motta e Bragança (2019), no campo da pesquisa (auto)biográfica. Outros autores, como Roldão (2016), Tardif (2009), Nóvoa (2017), Núñes e Ramalho (2008), deram apoio em relação às discussões acerca da docência e da didática. Os resultados revelaram que a contrarreforma do Ensino Médio provocou tensões no fazer pedagógico, especificamente na escolha dos conteúdos curriculares a serem ensinados, considerando, entre outros fatores, a redução da carga horária. Além disso, os resultados indicam aspectos que fragilizam a constituição da identidade docente, intensificando o trabalho no contexto escolar e gerando um sentimento de “culpabilização” e “responsabilização”, fragilizando o processo de desenvolvimento profissional. Como recurso educacional, apresenta um jornal eletrônico contendo os Casos de Ensino analisados durante o estudo e que foi produzido visando socializar o percurso docente, que poderá ser utilizado nas aulas de graduação e em cursos de formação de professores. |
Abstract: | This research aims to analyze my career as a geography teacher at the Minas Gerais State Education Network, in the context of the implementation of the Secondary Education Reform (Law nº 13,415/2017). It is based on the theoretical and methodological assumptions of (auto)biographical research, using Teaching Cases as devices for analysis and investigation of the teaching trajectory from the perspective of research-training. Its research sources are the written production and socialization of Teaching Cases from a university extension project. The interpretation of research sources was carried out using Interpretive and Reflective Analysis, inspired by the studies of Souza (2014), Delory-Momberger (2016) and Mizukami (2002). It is supported by the studies of Mizukami (2002), Nono (2017), Duek (2016), Domingues (2014), Farias (2021) and Starling (2023), understanding Teaching Cases as a research-training device. Studies by Souza (2014), Passeggi (2011), Motta and Bragança (2019), in the field of (auto)biographical research, also support the research. Other authors, such as Roldão (2016), Tardif (2009), Nóvoa (2017), Núñes and Ramalho (2008), provided support in relation to discussions about teaching and didactics. The results revealed that the counter-reform of high school caused tensions in teaching, specifically in the choice of curricular contents to be taught, considering, among other factors, the reduction of teaching hours. Furthermore, the results indicate aspects that weaken the constitution of teaching identity, intensifying work in the school context and generating a feeling of “blame” and “responsibility”, weakening the process of professional development. As an educational resource, it presents an electronic journal containing the Teaching Cases analyzed during the study and which was produced with the aim of socializing the teaching career, which can be used in undergraduate classes and teacher training courses. |
Asunto: | Silva, Edney Wagner da, 1978 - Autobiografia Brasil - [Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017] - Avaliaçã Professores - Formação Professores - Narrativas pessoais Reforma do ensino - Minas Gerais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78319 |
Fecha del documento: | 21-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASOS DE ENSINO NO NOVO ENSINO MÉDIO - metamorfoses do meu percurso docente.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.