Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78523
Type: Tese
Title: “Então para mim se existe o amor ele é para mulher , ele não é para mim não" : significados e práticas de amor para mulheres negras que viveram relacionamentos interraciais
Other Titles: “So for me, if there is love, it is for white women, it is not for me”: meanings and practices of love for black women who experienced interracial relationships
Authors: Andréa Regina Marques Chamon
First Advisor: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
First Co-advisor: Ana Cláudia Lemos Pacheco
First Referee: Jaíza Pollyanna Dias da Cruz Rocha
Second Referee: Larissa Amorim Borges
Third Referee: Sara Angélica Teixeira da Cruz Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Conceição Costa
Abstract: Seguindo o que é pautado e defendido pelas intelectuais negras que se posicionam em suas produções acadêmicas, literárias, artísticas, assim como Akotirene (2019) me posiciono do mesmo lugar, da Afrodiáspora Latino-Americana propondo o uso da interseccionalidade como instrumentalidade conceitual de raça, classe, gênero, sexualidade, nação e outras categorias, com o olhar analítico e interpretativo sobre os efeitos identitários e atenção para a matriz colonial, com intuito de evitar desvios analíticos que priorizem apenas um eixo de subordinação. Por isso, a alternância da escrita em primeira pessoa e terceira pessoa no percurso deste texto. Em alguns momentos venho e me apresento enquanto a intelectual negra que propôs este trabalho, em outros momentos estarei juntamente com todas(os) autoras(os), que aqui se fazem presentes, mas haverá também o momento em que o nós seremos nós, as mulheres negras e nossas narrativas. Esta tese explora as concepções de amor de mulheres negras, examinando suas interseções com raça, gênero, classe e sexualidade. Considerando os saberes socialmente construídos e compartilhados pelas (os) sujeitas (os) e a “encruzilhada” de marcadores sociais interpostos, na qual a mulher negra encontra-se centralizada, pretendeu-se identificar e analisar os significados e as práticas de amor para mulheres negras que estão ou já estiveram em um relacionamento afetivo-sexual com homens e/ou mulheres brancas. Especificamente buscou-se retomar e discutir a noção de amor enquanto uma construção histórica, social e psicossocial a partir da perspectiva das mulheres entrevistadas; compreender como gênero, raça, classe, afetividade e sexualidade impactam as noções de amor dessas mulheres. As narrativas coletadas destacam uma realidade já apresentada na revisão da literatura: o amor romântico, enquanto ideal amplamente celebrado, muitas vezes se revela inacessível ou distorcido quando filtrado pelas lentes de raça e gênero, o que fica explicito é que ao se tratar das mulheres negras, na maioria das vezes restará o celibato compulsório, a dedicação quase que exclusiva ao amor materno/fraterno, a dificuldade em se manterem em relacionamentos formais, o abandono do genitor de seus filhos, a violência perpetrada pelos próprios companheiros. Foi possível também identificar a importância do letramento racial, de gênero de classe para as mulheres negras que narraram suas histórias, inclusive para desenvolverem estratégias para o enfrentamento do racismo na vida cotidiana, inclusive nas situações que se apresentam dentro das suas relações familiares em suas próprias casas, no espaço educacional, no trabalho. Na perspectiva das nossas interlocutoras, o amor foi apresentado principalmente enquanto amor romântico, amor cuidado, amor construído e amor como ato político.
Abstract: In line with what is guided and defender by black women intellectuals who express themselves through their academic, literary, and artistic works, such as Akotirene (2019), I align myself with the Latin American Afrodiaspora. I advocate for the adoption of intersectionality as a conceptual tool that considers race, class, gender, sexuality, nation, and other categories. This approach provides an analytical and interpretative lens to examine the impacts on identity and highlights the colonial framework. The objective is to prevent analytical biases that focus solely on one aspect of oppression. Hence, this text will interchange between first-person and third-person narratives. I sometimes present myself as the black intellectual who initiated this work, while at other times, I include myself among all the authors present here. There will be instances where we collectively are represented as black women sharing our narratives. This thesis delves into the perspectives of black women regarding love, exploring its intersections with race, gender, class, and sexuality. By considering the socially constructed knowledge shared by individuals and the complexities of intersecting social identities where black women are positioned at the center, the aim was to uncover and scrutinize the meanings and practices of love among black women who have been in or are currently in intimate relationships with white partners. Specifically, this research sought to reassess and discuss the concept of love as a historical, social, and psychosocial construct from the viewpoints of the women interviewed. It aimed to examine how gender, race, class, affectivity, and sexuality influence the perceptions of love among these women. The narratives collected shed light on a reality already acknowledged in the existing literature: the portrayal of romantic love as an ideal often proves to be unattainable or distorted when viewed through the lenses of race and gender. It becomes evident that for black women, experiences often involve obligatory celibacy, a predominant focus on parental love, challenges in sustaining formal relationships, abandonment by their partners, and experiencing violence within such relationships. Furthermore, the significance of racial and class gender awareness was evident among the black women sharing their stories. This awareness empowered them to devise strategies to combat racism in their daily lives, including addressing instances within family dynamics, households, educational environments, and workplaces. According to our participants, love manifested mainly as romantic affection, nurturing care, constructed emotions, and as a form of political engagement.
Subject: Psicologia - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Negras - Teses
Amor - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/78523
Issue Date: 27-Jun-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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