Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79004
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGeorge Rembrandt Gutlichpt_BR
dc.creatorJoão Mascarenhas Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2025-01-06T14:15:33Z-
dc.date.available2025-01-06T14:15:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage26pt_BR
dc.citation.epage53pt_BR
dc.identifier.issn1809-239Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79004-
dc.description.abstractBetween 1925 and 1973, brick masonry was very much used as building system in the construction of Tecelagem Parahyba weaving factory situated in São José dos Campos, São Paulo, Brazil. In situ research and study of archival and bibliographical material was condensed in an inventory of typologies and architects, By the analysis of this inventory was possible understood the different uses of this building practice, within the international context, by different architects that were responsible for the successive transformations of the weaving mill:Ricardo Severo, Rino Levi, Carlos Millan, Clemente Gomes, Burle Marx and Ricardo Veiga. Their individual training and mutual influence concurred to make of Tecelagem Parahyba a coherent and unique industrial heritage site. The evolutions of different aesthetic movements during the 20th century changed the use of facing bricks in this important case study transformed by the projects of this group of influential Brazilian architects of the modernism and understand the expression inside the industrial culture.pt_BR
dc.description.resumoAs alvenarias de tijolo constituem os principais sistemas usados na construção e transformação da Tecelagem Parahyba, em São José dos Campos, São Paulo, Brasil, entre 1925 e 1973. Pesquisas in situ e a análise de material arquivístico e bibliográfico resultaram num inventário sistematizado por cronologia, autoria e tipologias contrutivas. Uma leitura analítica deste inventário permitiu compreender os usos éticos e estéticos desta técnica no âmbito da formação e expressão individual dos principais responsáveis pelas sucessivas obras e alterações do complexo fabril: Ricardo Severo, Rino Levi, Carlos Millan, Clemente Gomes, Burle Marx e Ricardo Veiga. Foi assim possível entender a evolução do uso do tijolo aparente na problemática técnica da sua realização por expoentes de diferentes escolas de conceber e fazer arquitetura e, desta forma, produzir um documento para sensibilização acerca deste patrimônio da cultura material agregado ao discurso modernista.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlvenaria de tijolospt_BR
dc.subjectArquitectura modernapt_BR
dc.subjectPoética arquitectónicapt_BR
dc.subject.otherTijolospt_BR
dc.subject.otherAlvenariapt_BR
dc.subject.otherArquitetura industrialpt_BR
dc.titleAlvenaria de tijolo e poética arquitetônica no complexo fabril Tecelagem Parahybapt_BR
dc.title.alternativeBrick masonry expression in the Tecelagem Parahyba weaving factorypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2988/604pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6376-8063pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9910-6328pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Alvenaria de tijolo e poética arquitetônica no complexo fabril Tecelagem Parahyba.pdf524.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.