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Tipo: Dissertação
Título: Neoconservadorismo no governo Bolsonaro (2019-2022) : influência ideológica e formação de agenda nas políticas de diplomacia do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Neoconservatism in the Bolsonaro government (2019-2022) : ideological influence and agenda formation in knowledge diplomacy policies
Autor(es): Túlio Jésus Ribeiro
primer Tutor: Claudia Feres Faria
primer Co-tutor: Lucas Pereira Rezende
primer miembro del tribunal : Guilherme Stolle Paixão e Casarões
Segundo miembro del tribunal: Juarez Rocha Guimarães
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo compreender se houve influência ideológica do neoconservadorismo de Olavo de Carvalho na agenda de diplomacia do conhecimento brasileira durante o governo Bolsonaro, especialmente no que diz respeito à agenda dos dois principais ministérios cujos ministros foram indicados por Carvalho: Itamaraty e MEC. A diplomacia do conhecimento parte da ideia do soft power, e diz respeito à capacidade de um país de gerar saberes que possam facilitar sua interação com outros Estados, promovendo cooperação a partir de estratégias e ações diplomáticas voltadas para a promoção de temas como ciência, tecnologia, cultura, inovação, desenvolvimento e educação. Com foco nos atores estatais da diplomacia do conhecimento, e, nesse sentido, a considerando como parte da política externa, tal análise se dá por meio da aplicação de modelos de análise de políticas públicas sobre a política externa: o Modelo de Kingdon e o Modelo de Coalizões de Defesa (MCD). Para investigar a formação de agenda e de uma coalizão de atores neoconservadores em torno desses ministérios, foi realizada a análise de documentos de diversos tipos, entre eles: atos internacionais do Brasil, proferimentos de autoridades e publicações em sites oficiais. Conclui-se que, apesar de identificados elementos da ideologia neoconservadora, como “marxismo cultural” ou “globalismo” em proferimentos de autoridades, e de conexões entre atores neoconservadores em torno dos ministérios, não é possível determinar, a partir dos documentos obtidos, se houve influência ideológica na agenda de diplomacia do conhecimento durante o governo Bolsonaro.
Abstract: This study aims to understand whether there was an ideological influence of Olavo de Carvalho's neoconservatism on the Brazilian knowledge diplomacy agenda during the Bolsonaro administration, particularly regarding the agenda of the two main ministries whose ministers were appointed by Carvalho: Itamaraty and the Ministry of Education. Knowledge diplomacy is rooted in the concept of soft power and pertains to a country's ability to generate knowledge that can facilitate its interaction with other states, promoting cooperation through diplomatic strategies and actions focused on science, technology, culture, innovation, development, and education. Focusing on the state actors of knowledge diplomacy, and considering it as part of foreign policy, this analysis employs public policy analysis models on foreign policy: Kingdon's Model and the Advocacy Coalition Framework (ACF). To investigate the agenda-setting and coalition formation of neoconservative actors around these ministries, various types of documents were analyzed, including Brazilian international acts, statements from authorities, and publications on official websites. The conclusion is that, although elements of neoconservative ideology such as "cultural Marxism" or "globalism" were identified in statements by authorities, and connections between neoconservative actors around the ministries were found, it is not possible to determine, based on the documents obtained, whether there was ideological influence on the knowledge diplomacy agenda during the Bolsonaro administration.
Asunto: Ciência política - Teses
Diplomacia - Teses
Carvalho, Olavo de
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79061
Fecha del documento: 30-jul-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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