Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9952013182741941pt_BR
dc.contributor.referee1Rachel Cecília de Oliveira Costapt_BR
dc.contributor.referee2Anderson Bogéa da Silvapt_BR
dc.creatorThobila Gabriela de Lima Costa Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3296230457362284pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-13T15:16:55Z-
dc.date.available2025-01-13T15:16:55Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79161-
dc.description.abstractThis dissertation develops a critical investigation into the pluralism of art in Arthur Danto's philosophy, examining how his theory seeks to encompass the diversity of cultural manifestations within the realm of art. Danto's work, particularly his thesis on the "end of art," is presented as a milestone that breaks with traditional historical narratives, allowing for the coexistence of multiple forms of artistic expression. However, his theory encounters challenges when attempting to accommodate different cultural traditions within a modern Western philosophical framework, which requires a deep reflection on its tensions and limitations, raising questions about the effectiveness of the pluralism proposed by Danto. The central objective of this study is to conduct a critical analysis of the theoretical foundations of pluralism in Danto's philosophy, juxtaposing them with other philosophical approaches and questioning their suitability to the diverse landscape of artistic production. The investigation begins with a conceptual analysis of Danto's texts, complemented by dialogues with other philosophers and scholars. This process enables a detailed examination of the limitations of Danto's theory, providing a well-founded critique of its cultural and philosophical implications, thereby contributing to a broader understanding of artistic pluralism. The analysis demonstrates that, although Danto provides a solid theoretical foundation for pluralism, his philosophy exhibits significant limitations, particularly regarding non-Western artistic expressions. Among this work's contributions are a critique of Danto's dialectical view of history, his historical essentialism, and an examination of the role of the "artworld" in enabling artistic pluralism. The dissertation concludes that for pluralism to be genuinely effective, certain Western metaphysical assumptions underlying Danto's theory must be reconsidered.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve uma investigação crítica sobre o pluralismo da arte na filosofia de Arthur Danto, examinando como sua teoria busca abarcar a diversidade das manifestações culturais no campo da arte. A obra de Danto, em especial sua tese sobre o "fim da arte", é apresentada como um marco que rompe com as narrativas históricas tradicionais, permitindo a coexistência de múltiplas formas de expressão artística. No entanto, a sua teoria encontra desafios ao tentar acomodar diferentes tradições culturais dentro de uma estrutura filosófica ocidental moderna, o que exige uma reflexão aprofundada sobre suas tensões e limitações, levando a questionamentos sobre a efetividade do pluralismo proposto por Danto. O objetivo central deste trabalho é realizar uma análise crítica dos fundamentos teóricos do pluralismo na filosofia de Danto, confrontando-os com outras abordagens filosóficas e questionando sua adequação ao panorama diverso da produção artística. A investigação parte de uma análise conceitual dos textos de Danto, complementada por diálogos com outros filósofos e estudiosos. Esse processo possibilita um exame detalhado das limitações da teoria de Danto, oferecendo uma crítica fundamentada de suas implicações culturais e filosóficas, o que contribui para uma compreensão mais ampla do pluralismo artístico. A análise mostra que, embora Danto ofereça uma base teórica sólida para o pluralismo, sua filosofia apresenta limitações significativas, especialmente no que tange às manifestações artísticas não-ocidentais. Entre as contribuições deste trabalho, destaca-se a crítica à visão dialética da história de Danto, o seu essencialismo histórico e a análise da necessidade do "mundo da arte" para viabilizar o pluralismo artístico. A dissertação conclui que, para que o pluralismo seja verdadeiramente efetivo, é necessário reconsiderar alguns dos pressupostos metafísicos ocidentais que fundamentam a teoria de Danto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectPluralismo artísticopt_BR
dc.subjectArthur Dantopt_BR
dc.subjectFim da artept_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherDanto, Arthur Coleman, 1924-2013pt_BR
dc.subject.otherPluralismo cultural - Tesespt_BR
dc.titleO pluralismo da arte : uma análise crítica em Arthur Dantopt_BR
dc.title.alternativeThe pluralism of art : a critical analysis of Arthur Dantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa - versão final.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.