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dc.contributor.advisor1Geane Carvalho Alzamorapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572132339129140pt_BR
dc.contributor.referee1Renira Rampazzo Gambaratopt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Freire Pereira de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Fernanda Maurício da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Daniel Melo Ribeiropt_BR
dc.creatorAline Monteiro Xavier Homssi Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862918323925362pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-20T14:58:44Z-
dc.date.available2025-01-20T14:58:44Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79314-
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand how Netflix’s and showrunner Baran bo Odar’s promotion strategies for the third season of the TV series Dark, in June 2020, boosted transmedia engagement, based on theories and fan conversations on Reddit. We started by observing the company’s posts related to the release of the third season of the TV series Dark and also posts by the production's showrunner, Baran bo Odar, on Instagram. For this case study, the proposed path covers the development of television product distribution technologies as a media ecological system. It emphasizes the trajectory of Netflix and the evolution of its business model from streaming distributor to audiovisual producer. The history of serialized narratives produced for television, audience engagement, the formation of fans and fandoms and the production of new meanings about their objects of devotion are of interest to this work, especially the circulation activities of this information, related to different contexts. Thus, the conversations of fans of the Dark series on the online social networking platform Reddit are the empirical object for the analysis of routes of meaning in networks of conversations formed by fans. To this end, the conversations of the series’ engaged audience on Reddit were collected using the Communalytic tool, in the r/dark discussion forum from April 28 to August 24, 2020, and the conversations collected between June 16 and July 7, 2020, were analyzed using the NVivo tool. The data was filtered using the word theory and then analyzed using the concepts of engagement by Dahlgren and Hill (2020), transmedia engagement by Evans (2020), and circulation by Braga (2006). Grounded Theory (Charmaz, 2009; 2014; Bryant, 2017; Rodríguez, 2022) was used as a methodology. The analysis showed how the conversations of Dark’s engaged audience on Reddit consolidate a solid and supportive community, committed to developing fan theories and sharing knowledge about the series. The conclusion is that fan conversation forums, created organically and unmoderated by production companies or broadcasters, are channels with the potential to generate expansions of the narrative universe and transmedia extensions of the original plot. The members of the r/dark subreddit bring various personal references to the debates, broadening the reach of the series, demonstrating that transmedia engagement is behavior that goes beyond audience numbers or online social network metrics.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese busca compreender de que maneira as estratégias de divulgação da Netflix e do showrunner Baran bo Odar para a terceira temporada da série de TV de Dark, em junho 2020, impulsionaram o engajamento transmídia, a partir das teorias e conversações de fãs no Reddit. Partimos da observação de publicações da empresa relacionadas à divulgação do lançamento da terceira temporada da série de TV Dark e de publicações do showrunner da produção, Baran bo Odar, no Instagram. Para este estudo de caso, o percurso proposto abrange o desenvolvimento das tecnologias de distribuição de produtos televisivos como um sistema ecológico midiático. Enfatiza-se a trajetória da Netflix e a evolução em seu modelo de negócios, de distribuidora por streaming e, também, produtora audiovisual. A história das narrativas seriadas produzidas para televisão, o engajamento do público, a formação de fãs e dos fandoms e a produção de novos sentidos sobre seus objetos de devoção interessam a este trabalho, em especial, as atividades de circulação dessas informações, relacionadas a diferentes contextos. Assim, as conversas dos fãs da série Dark na plataforma de rede social on-line Reddit são o objeto empírico para a análise de rotas de significação em rede das conversações formadas por fãs. Para tanto, coletou-se, por meio da ferramenta Communalytic, as conversas do público engajado da série no Reddit, no fórum de discussões r/dark de 28 de abril a 24 de agosto de 2020, e foram analisadas as conversas coletadas entre 16 de junho e 7 de julho de 2020, com o auxílio da ferramenta NVivo. Os dados foram filtrados a partir do uso da palavra theory e, posteriormente, analisados com base nos conceitos de engajamento de Dahlgren e Hill (2020), de engajamento transmídia de Evans (2020) e de circulação de Braga (2006). Utiliza-se, ainda, como aporte metodológico, a Teoria Fundamentada (Charmaz, 2009; 2014; Bryant, 2017; Rodríguez, 2022). A análise mostrou como as conversações do público engajado de Dark no Reddit consolidam uma comunidade sólida e solidária, empenhada em desenvolver teorias de fãs e em compartilhar conhecimentos sobre série. Conclui-se que fóruns de conversação de fãs, criados organicamente, sem moderação das empresas produtoras ou emissoras, são canais com potencial para gerar ampliações de universo narrativo e extensões transmídia da trama original. Os integrantes do subreddit r/dark trazem diversas referências pessoais para os debates, ampliando o alcance da série, demonstrando que engajamento transmídia é comportamento que ultrapassa números de audiência ou métricas de redes sociais on-line.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCirculaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectNarrativa transmídiapt_BR
dc.subjectTeorias de fãspt_BR
dc.subjectSéries de TVpt_BR
dc.subjectDarkpt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherDark (Programa de televisão) - Tesespt_BR
dc.subject.otherTelevisão - Seriados - Tesespt_BR
dc.subject.otherSemiótica - Tesespt_BR
dc.titleTeorias de fãs no engajamento transmídia em Dark (Netflix) : rotas de significação em redept_BR
dc.title.alternativeFan theories in transmedia engagement in Dark (Netflix) : routes of meaning in on-line networkspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5430-5983pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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