Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/79552
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Atividades e participação de crianças com transtornos de linguagem em atendimento ambulatorial segundo a cif |
Título(s) alternativo(s): | Activities and participation of children with language disorders in outpatient care according to the ICF |
Autor(es): | Gabriela Damaris Ribeiro Nogueira Stela Maris Aguiar Lemos Denise Brandão de Oliveira e Britto |
Resumen: | Objetivo: Identificar car as principais categorias do componente Atividades e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, bem como os possíveis qualificadores de Capacidade e Desempenho, e verificar suas associações com idade, sexo, escolaridade e diagnóstico fonoaudiológico em crianças atendidas em um ambulatório de linguagem oral. Método: Trata-se de estudo observacional analítico e transversal, realizado com dados secundários de 32 prontuários de crianças com maioria do sexo masculino, média de idade de 41,03 meses, em ensino infantil e transtorno de linguagem associado a outras condições. Foi realizada a codificação das principais manifestações fonoaudiológicas segundo as categorias do componente Atividades e Participação pré-selecionadas e realizadas análises estatísticas descritivas e bivariadas e uso do teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%. Resultados: A análise descritiva das categorias pré-selecionadas permitiu verificar um número alto de respostas “Não informado”, com maior porcentagem em expressão vocal sem fala (d331) desempenho (93,8%), tomar decisões (d177) capacidade (90,6%), resolver problemas (d175) desempenho (65,6%) e capacidade (87,5%), recepção de mensagens orais (d310) desempenho (65,6%) e comer (d550) capacidade (65,6%). Dentre as 24 categorias selecionadas, 12 contemplaram conjuntamente os qualificadores de Desempenho e Capacidade. Houve associação com significância estatística entre as categorias (d175, d815 e d350) com dados sociodemográficos e diagnósticos fonoaudiológicos. Conclusão: Foram identificadas dificuldades em categorias do componente Atividades e Participação e associações com significância estatística entre elas e os dados sociodemográficos e diagnósticos fonoaudiológicos, evidenciando impactos dos transtornos de linguagem oral nas atividades e participação de crianças atendidas em um serviço ambulatorial. |
Abstract: | Purpose: To identify the main categories of the Activities and Participation component of the International Classification of Functioning, Disability, and Health and to verify the association with age, gender, education, and speech therapy diagnosis in children who are assisted by an oral language clinic. Methods: This is an analytical and cross-sectional observational study, carried out with secondary data from 32 medical records of children with the majority male, mean age of 41,03 months, in early childhood education and language disorder associated with other conditions. The main speech-language pathology manifestations were coded according to the pre-selected categories of the Activities and Participation component, and descriptive and bivariate statistical analyzes were performed, and the Fisher’s Exact test was used with a significance level of 5%. Results: The descriptive analysis of the pre-selected categories allowed us to verify a high number of “Not informed” answers, with a higher percentage in vocal expression without speech (d331) performance (93.8%), making decisions (d177) ability (90.6%), problem solving (d175) performance (65.6%) and capacity (87.5%), reception of oral messages (d310) performance (65.6%) and eating (d550) capacity (65.6%). Among the 24 categories selected, 12 jointly contemplated the Qualifiers of Performance and Capacity. There was a statistically significant association between the three categories with sociodemographic data and speech therapy diagnoses. Conclusion: Dificulties were identified in several categories of the Activities and Participation component and statistically significant associations between them and sociodemographic data and speech therapy diagnoses, showing the impacts of oral language disorders on the activities and participation of children assisted in an outpatient speech therapy service. |
Asunto: | Linguagem Infantil Desenvolvimento da Linguagem Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem Criança Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/2317-1782/20232022007pt |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79552 |
Fecha del documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022007pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | CoDAS |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atividades e participação de crianças com pdfa.pdf | 819.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.