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dc.contributor.advisor1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109410145220432pt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Mazzaro Vilar de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.referee3Maria das Graças Soares Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee4Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.creatorGabriel Campos Fernandinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0153483072543674pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T13:36:51Z-
dc.date.available2025-02-10T13:36:51Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79783-
dc.description.abstractThis doctoral research undertakes an argumentative and enunciative analysis of the discourse of the Holy See, the entity representing the decision-making apex of the Catholic Church. Texts published in Portuguese between 2005 and 2021, under the pontificates of Benedict XVI and Francis, are analyzed. The general objective of the investigation is to assess the management of points of view and enunciative responsibility regarding the themes of love for one’s neighbor and homoaffectivity in the Church, considering its role in the argumentative construction. The research aims to interpret how ambiguous orientations argued by the same enunciative entity are accommodated in pontifical texts. The study is primarily based on the l’argumentation dans le discours and Alain Rabatel's theorization on points of view and enunciative postures. The thesis adopts a descriptive-interpretative stance and, consistently with this stance, highlights political aspects of the issue and performs gestures of critical reflexivity. The state of the art is compiled into an articulation of categories of analysis, replicable to other corpora. The analysis is conducted based on the conception of two thematic axes, designated as the aggregation and segregation axes. In the latter, two documents authorized by the pope, whose content censures homoaffectivity in the ecclesial context and the sacrament of marriage, are placed. The aggregation thematic axis contains, proportionally, two texts that promote love for one’s neighbor without restrictions and are, in addition to being authorized, signed by the supreme pontiff. The analysis concluded that the same enunciator, the Holy See, whose main voice is that of the pope, supported by Catholic doxa values, effectively argues disparate and seemingly contradictory points of view. However, this apparent incongruity is resolved through the common dogmatic evidential source, referred to in this thesis as the pistis christica. The degree of apparent contradiction and the attribution and assumption of enunciative responsibility vary depending on the discursive genre, the targeted addressee, the thematic axis, and the discourse object. It was also concluded that, while the enunciation related to the person of the pope tends to vary between pontificates, the discourse of the pope as an institution tends to continuity. Finally, it was inferred that the primary speakers of the aggregation texts more frequently and evidently resort to emotions, mobilizing more subjectivemes and pathemes. These, although present in the segregation texts, tend to be erased by the speaker’s disengagement and the austerity of the discursive genre.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa doutoral realiza um percurso analítico argumentativo-enunciativo do discurso da Santa Sé, a entidade que representa o centro de decisão da Igreja Católica. São analisados textos publicados em português entre 2005 e 2021, isto é, sob os pontificados de Bento XVI e Francisco. O objetivo geral da investigação é analisar a gestão de pontos de vista e da responsabilidade enunciativa acerca dos temas do amor ao próximo e da homoafetividade na Igreja, tendo em vista o seu papel na construção argumentativa. O movimento de leitura visa a interpretar como posicionamentos argumentados pelo mesmo ente enunciativo, em princípio concorrentes, acomodam-se em textos pontifícios. A proposta de estudo é levada a efeito, fundamentalmente, a partir da problemática da argumentação no discurso e da teorização de Alain Rabatel sobre pontos de vista e posturas enunciativas. A tese adota um posicionamento descritivo-interpretativo e, coerentemente ao posicionamento, aponta aspectos políticos da problemática e realiza movimentos de reflexividade crítica. Enquanto objetivo específico, o estado da arte mobilizado é compilado em um gesto de articulação de categorias de análise, replicável a outros corpora. A análise é realizada a partir da concepção de dois eixos temáticos, designados como o “eixo da agregação” e “da segregação”. Neste último, estão alocados dois documentos autorizados pelo papa e cujo conteúdo censura a homoafetividade no âmbito eclesial e no sacramento do matrimônio. O eixo temático da agregação contém, proporcionalmente, dois textos, os quais promovem o amor ao próximo sem restrições e são, além de autorizados, assinados pelo sumo sacerdote. O percurso analítico realizado concluiu que o mesmo enunciador Santa Sé, cuja principal voz é a do papa, amparado por valores da doxa católica, argumenta, com efeito, pontos de vista díspares e, em princípio, contraditórios. Contudo, a aparente incongruência é resolvida a partir da fonte evidencial dogmática comum, designada nesta tese como a “pistis crística”. O grau de contradição aparente e a imputação e assunção da responsabilidade enunciativa variam em função do gênero discursivo, do alocutário visado, do eixo temático e do objeto de discurso. Concluiu-se ainda que, enquanto a instanciação de fala ligada à pessoa do papa tende a variar entre pontificados, a fala do papa-instituição tende à continuidade. Por fim, depreendeu-se que locutores primários dos textos da agregação recorrem com mais evidência e frequência às emoções e mobilizam mais subjetivemas e patemas. Estes, embora presentes nos textos da segregação, tendem a ser apagados com a desinscrição do locutor e a austeridade do gênero de discurso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectargumentaçãopt_BR
dc.subjecthomoafetividadept_BR
dc.subjectpapapt_BR
dc.subjectponto de vistapt_BR
dc.subjectSanta Sépt_BR
dc.subject.otherIgreja Católica. Papa (2005-2013: Bento XV)pt_BR
dc.subject.otherIgreja Católica. Papa (2013- : Francisco)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherDiscurso religiosopt_BR
dc.subject.otherIgreja Católica – Históriapt_BR
dc.subject.otherHomossexualidadept_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.titleAmor ao próximo e homoafetividade no discurso da Santa Sé: argumentação e gestão de pontos de vista em textos de Bento XVI e Franciscopt_BR
dc.title.alternativeLove of neighbor and homoaffectivity in the discourse of the Holy See: argumentation and management of points of view in texts by the popes Benedict XVI and Francispt_BR
dc.title.alternativeL'amour du prochain et l'homoaffectivité dans le discours du Saint-Siège : argumentation et gestion des points de vue dans les textes de Benoît XVI et de Françoispt_BR
dc.title.alternativeAmor al prójimo y homoafectividad en el discurso de la Santa Sede: argumentación y gestión de puntos de vista en textos de Benedicto XVI y Franciscopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-1573-2875pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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