Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79811
Tipo: Tese
Título: Um estudo da aprendizagem enquanto um corpo afetado nas práticas de divulgação científica em um projeto de extensão para o publico infantil
Título(s) alternativo(s): Os modos de participação e as aprendizagem vivenciadas por crianças em um projeto de divulgação científica pelas lentes da teoria ator-rede
Autor(es): LUDMILA OLANDIM DE SOUZA
primer Tutor: Débora d’Avila Reis
primer Co-tutor: Francisco Ângelo Coutinho
primer miembro del tribunal : Gabriel Menezes Viana
Segundo miembro del tribunal: Luciana Hoffert Castro Cruz
Tercer miembro del tribunal: Maria Cristina Soares Gouvea
Cuarto miembro del tribunal: Luana Pereira Leite Schetino
Resumen: O objetivo da presente pesquisa é compreender os modos de participação e as aprendizagens vivenciadas pelas crianças nas práticas de divulgação científica desenvolvidas nas oficinas do Projeto de Extensão e Divulgação Científica “Universidade das Crianças da Universidade Federal de Minas Gerais (UC-UFMG)”. O UC-UFMG foi criado no ano de 2006 e foi a primeira Universidade das Crianças do Brasil, sendo que suas atividades envolvem o desenvolvimento de oficinas e a produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros para o público infantil. As oficinas do UC-UFMG iniciam-se com visitas às escolas no qual as crianças são estimuladas a fazer perguntas sobre o corpo humano que serão colocadas em uma caixa lacrada. A equipe do UC-UFMG de posse dessas perguntas elabora uma oficina que será realizada no próximo encontro com o intuito de atender as demandas específicas dessas crianças. Para tanto, utiliza-se de vários objetos para mediar as atividades que serão desenvolvidas ao longo da oficina, tais como: massinha, lápis de cor, papel, estetoscópio, microscópio, lupas, bonecos gigantes contendo sistema digestivo, torsos, quebra-cabeça, livros, dentre outros. Utilizando o referencial teórico-metodológico e analítico da Teoria Ator-Rede (ANT), examinamos os movimentos e as interações estabelecidas pelos diversos actantes que constituem as oficinas do UC-UFMG. Os dados da presente pesquisa foram coletados em oficinas realizadas no Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (NEDUCOM), durante o segundo semestre de 2017, com turmas de crianças com faixa etária entre quatro e cinco anos de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. Os dispositivos metodológicos utilizados para coleta de dados foram o registro em diário de campo com posterior expansão de notas, os registros em mídia (fotos, áudios e vídeos) e a utilização de desenhos das crianças. A construção e análise dos dados foi feita a partir de uma narrativa seguindo as ideias de como deve ser construído um bom relato ANT. As análises dos vídeos mostraram que o referencial teórico-metodológico e analítico da Teoria Ator-rede é um potente instrumento para a análise da complexidade das oficinas do UC, uma vez que auxiliou na compreensão das relações entre os humanos e os objetos que participaram dos processos de construção do conhecimento durante as oficinas do UC. Além disso, foi possível perceber que os movimentos e as interações estabelecidas pelos diversos actantes presentes na oficina do UC oportunizou as crianças a expandirem suas formas de ver e sentir o mundo. A partir da análise dos dados construídos entendemos o processo de aprendizagem como a capacidade de ser afetado e, portanto, como construção de um corpo. Dessa forma as crianças foram vistas como corpos que são e adquiriram a capacidade de explorar ativamente o mundo ao seu redor e, portanto, de afetar e de serem afetadas por todos actantes envolvidos nas oficinas do UC-UFMG.
Abstract: The aim of this research is to understand the modes of participation and learnings experienced by children in the practices of scientific communication developed in the workshops of the Scientific Extension and Dissemination Project “University of Children of the Federal University of Minas Gerais (UC-UFMG)”. The UC-UFMG was created in 2006 and was the first University of Children of Brazil, and its activities involve the development of workshops and the production of animation shorts, illustrated texts, audios and books for the public children. The UC-UFMG workshops begin with visits to schools in which children are encouraged to ask questions about the human body that will be placed in a sealed box. The UC-UFMG team in possession of these questions prepares a workshop that will be held at the next meeting in order to meet the specific demands of these children. For that, several objects are used to mediate the activities that will be developed throughout the workshop, such as: play dough, colored pencils, paper, stethoscope, microscope, magnifying glasses, giant dolls containing digestive system, torsos, puzzle, books, among others. Using the theoretical-methodological and analytical framework of the Actor-Network Theory (ANT), we examine the movements and interactions established by the various actants that make up the UC-UFMG workshops. The data from this research were collected in workshops held at the Education and Communication Center in Life Sciences of the Institute of Biological Sciences at UFMG (NEDUCOM), during the second half of 2017, with groups of children aged between four and five years of a Municipal Unit of Early Childhood Education (UMEI) in Belo Horizonte. The methodological devices used for data collection were recording in a field diary with subsequent expansion of notes, the recordings in media (photos, audio and videos) and the use of children's drawings. The construction and analysis of data was made from a narrative following the ideas of how a good ANT report should be constructed. The analysis of the videos showed that the theoretical-methodological and analytical framework of the Actor-Network Theory is a powerful instrument for analyzing the complexity of the UC workshops, as it helped to understand the relationships between humans and the objects that participated in the processes of knowledge construction during the UC workshops. In addition, it was possible to notice that the movements and interactions established by the various actants present at the UC workshop gave the children the opportunity to expand their ways of seeing and feeling the world. From the analysis of the constructed data we understand the learning process as the ability to be affected and, therefore, as construction of a body. In this way children were seen as bodies that are and acquired the ability to actively explore the world around them and, therefore, to affect and be affected by all actants involved in the UC-UFMG workshops.
Asunto: Biologia Celular
Aprendizagem
Criança
Publicações de Divulgação Científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79811
Fecha del documento: 30-nov-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Os modos de participação e as aprendizagens vivenciadas por crianças em.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.