Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79865
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vinicius da Silva Líriopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482809541374065pt_BR
dc.contributor.referee1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Laureci Ferreira da Silvapt_BR
dc.creatorBruna Vasconcelos de Santanapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317310542723799pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T14:37:53Z-
dc.date.available2025-02-11T14:37:53Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79865-
dc.description.abstractThis study presents a reflection on the absence of Black Brazilian Literature in the intellectual, historical and social formation of the teacher, the author of this study, and of 10 9th grade students, all black women and teenagers, at the Jesus Cristo School, where the teacher works and the students study. At this institution, experiences with Black Brazilian Literature were developed, due to the recognition that there is still exclusion and silencing, in the educational process, regarding texts written by black people, especially authors. The importance of these references in the process of constructing the identities of the people who make up the study is recognized. In this investigation, we sought to find ways to transform this scenario through contact with some of these textual genres and the creation of self-narratives. The act of writing emerges as an opportunity to self-inscribe ourselves, as black women and teenagers. In this sense, works by authors Carolina Maria de Jesus, with the book Quarto de despejo: diário de uma favelada, and Conceição Evaristo, with Olhos D’água, were triggers for the pedagogical product of this research, which consisted of 8 meetings, entitled Tessituras de Fios. The methodological approach of this research was autoethnographic, as this approach allows for an inside-out look, focused on the participants’ experiences, composing meanings, interpretations and autonomy in writing. In addition, it also had a collaborative character, understanding that collectivity generates the emancipation of the people involved in the research, as well as the use of school ethnography, through the constant movement from practice to theory and a return to practice to transform it. There was also the use of cartography, which allows for establishing bridges in the dynamics of the path, through records, recognition of identifications, the possibility of perceiving the unique and revealed in the encounters and disagreements of the process, as it happens. Finally, writing was used as a writing method. Thus, the research revealed that Brazilian Black Literature in the historical, political and social formation of black women and adolescents represents an act of identity resistance. This action fosters changes in attitude based on collective learning and self-narrative experiences, composing the “writing experience” about the concerns of our lives as black women and adolescents.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma reflexão sobre a ausência da Literatura Negra Brasileira na formação intelectual, histórica e social da professora, a autora deste estudo, e de 10 estudantes do 9º ano, todas mulheres e adolescentes pretas da Escola Jesus Cristo, local de trabalho da docente e de estudo das alunas. Nesta instituição, foram desenvolvidas experiências com a Literatura Negra Brasileira, em virtude do reconhecimento de que ainda existe exclusão e silenciamento, no processo de formação, quanto aos textos escritos por pessoas negras, especialmente, autoras. Reconhece-se a importância dessas referências no processo de construção das identidades das pessoas que compõem o estudo. Nesta investigação, buscou-se encontrar caminhos para transformar esse cenário por meio do contato com alguns desses gêneros textuais e da criação de autonarrativas. O ato de escrita surge como oportunidade para nos autoinscrever, enquanto mulheres e adolescentes pretas. Nesse sentido, obras das autoras Carolina Maria de Jesus, com o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, e Conceição Evaristo, com Olhos D’água, foram disparadoras do produto pedagógico dessa pesquisa, que consistiu em 8 encontros, intitulados Tessituras de Fios. A abordagem metodológica desta pesquisa foi autoetnográfica, pois essa abordagem possibilita um olhar de dentro para fora, voltado para a vivência das participantes, compondo significados, interpretações e autonomia na escrita. Além disso, também teve caráter colaborativo, por entender que a coletividade gera a emancipação das pessoas envolvidas na pesquisa, bem como a utilização da etnografia escolar pelo movimento constante da prática para a teoria e em um retorno à prática para transformá-la. Houve, ainda, o uso da cartografia, que permite estabelecer pontes na dinâmica do percurso, por meio de registros, reconhecimento de identificações, da possibilidade de perceber o inigualável e revelados nos encontros e desencontros do processo, enquanto ele acontece. Por fim, foi utilizado, como método de escrita, a escrevivência. Assim, a pesquisa revelou que a Literatura Negra Brasileira na formação histórica, política e social de mulheres e adolescentes pretas representa um ato de resistência identitária. Essa ação propicia mudanças de atitude a partir da aprendizagem coletiva e experiências autonarrativas, compondo a “escrevivência” sobre as inquietações de nossas vidas como mulheres e adolescentes e pretas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonarrativaspt_BR
dc.subjectAutoras negraspt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectLiteratura negra brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherNegras - Identidade racialpt_BR
dc.subject.otherProfessoras - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira - Escritoras negraspt_BR
dc.subject.otherEscritoras negras brasileiraspt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAutoinscrever(-se): narrativas de uma professora e estudantes pretaspt_BR
dc.title.alternativeSelf-enroll: narratives of a black teacher and studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_BRUNA VASCONCELOS DE SANTANA.pdfDissertação3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Recurso Educacional_BRUNA VASCONCELOS DE SANTANA.pdfSequência Didática737.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.