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http://hdl.handle.net/1843/79927
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Marlon Bruno Nunes Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Patrícia Cotta Mancini | pt_BR |
dc.creator | Maria Aparecida Camargos Bicalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T21:02:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T21:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-06 | - |
dc.citation.volume | 35 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 12 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e60065 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-2724 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/79927 | - |
dc.description.abstract | Introduction: Studies have reported improved cognitive skills after vestibular rehabilitation (VR). However, they used cognitive screening tests or other ones that assess specific cognitive skills, not assessing cognition in detail. Objective: To assess cognitive skills, depressive symptoms, functioning, and sociodemographic aspects in older adults with vestibular dysfunction before and after vestibular rehabilitation. Method: Longitudinal, analytical, quasi-experimental study. The sample had 11 older adults aged 60 to 89 years, of both sexes, all of them with vestibular dysfunction verified with VEMP and/or vHIT examination. Participants were submitted to cognitive, functioning, and depressive symptoms assessment before and after eight weekly VR sessions. Results: MMSE was associated with educational attainment and DHI; the Pfeffer questionnaire was correlated with DHI; GDS-15 was correlated with VAS and BBS. After VR, there were improvements in gain in the right anterior semicircular canal, VAS, DHI and its physical, functional, and emotional subscales, GDS-15, and Neupsilin total score and its perception, memory, and praxis subscales. Conclusion: After VR, the vestibulo-ocular reflex gain increased, the impacts of dizziness on the quality of life and the psychological suffering decreased, and the overall cognitive function and perception, memory, and praxis skills improved | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: estudos relatam melhora de habilidades cognitivas após a reabilitação vestibular, porém estes estudos utilizaram testes de rastreio cognitivo ou avaliaram habilidades cognitivas específicas, não contemplando uma avaliação cognitiva detalhada. Objetivo: avaliar as habilidades cognitivas, sintomas depressivos, funcionalidade e aspectos sociodemográficos de idosos com disfunção vestibular antes e após a reabilitação vestibular. Método: estudo longitudinal, quase experimental e analítico. A casuística foi composta por 11 idosos com idade entre 60 e 89 anos, ambos os sexos, todos com disfunção vestibular comprovada por meio dos exames VEMP e/ou v-HIT. Os participantes foram submetidos à avaliação cognitiva, da funcionalidade e dos sintomas depressivos antes e após oito sessões semanais de RV. Resultados: encontrou-se associação entre o MEEM com a escolaridade e com o DHI; o questionário de Pfeffer correlacionou-se com o DHI; a GDS-15 com a EVA e a EEB. Após a RV observou-se melhora do ganho do canal semicircular anterior direito, da EVA, do DHI e suas subescalas físico, funcional e emocional; GDS-15, Neupsilin total e suas subescalas percepção, memória e praxia. Conclusão: após a reabilitação vestibular houve aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, diminuição dos impactos causados pela tontura na qualidade de vida e do sofrimento psicológico, além da melhora da função cognitiva geral e das habilidades de percepção, memória e praxia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Distúrbios da Comunicação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio Postural | pt_BR |
dc.subject | Reabilitação | pt_BR |
dc.subject | Tontura | pt_BR |
dc.subject.other | Audiologia | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição | pt_BR |
dc.subject.other | Tontura | pt_BR |
dc.subject.other | Equilíbrio Postural | pt_BR |
dc.subject.other | Reabilitação | pt_BR |
dc.subject.other | Idoso | pt_BR |
dc.title | Habilidades cognitivas em idosos com disfunção vestibular submetidos à reabilitação vestibular: estudo piloto | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive skills in older people with vestibular dysfunction undergoing vestibular rehabilitation: a pilot study | pt_BR |
dc.title.alternative | Habilidades cognitivas en ancianos con disfunción vestibular en rehabilitación vestibular: estudio piloto | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/60065/42438 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3519-5771 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6535-1413 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6298-9377 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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Habilidades cognitivas em idosos com disfunção vestibular submetidos à reabilitação vestibular.pdf | 525.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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