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dc.creatorMarlon Bruno Nunes Ribeiropt_BR
dc.creatorPatrícia Cotta Mancinipt_BR
dc.creatorMaria Aparecida Camargos Bicalhopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T21:02:34Z-
dc.date.available2025-02-11T21:02:34Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e60065pt_BR
dc.identifier.issn2176-2724pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79927-
dc.description.abstractIntroduction: Studies have reported improved cognitive skills after vestibular rehabilitation (VR). However, they used cognitive screening tests or other ones that assess specific cognitive skills, not assessing cognition in detail. Objective: To assess cognitive skills, depressive symptoms, functioning, and sociodemographic aspects in older adults with vestibular dysfunction before and after vestibular rehabilitation. Method: Longitudinal, analytical, quasi-experimental study. The sample had 11 older adults aged 60 to 89 years, of both sexes, all of them with vestibular dysfunction verified with VEMP and/or vHIT examination. Participants were submitted to cognitive, functioning, and depressive symptoms assessment before and after eight weekly VR sessions. Results: MMSE was associated with educational attainment and DHI; the Pfeffer questionnaire was correlated with DHI; GDS-15 was correlated with VAS and BBS. After VR, there were improvements in gain in the right anterior semicircular canal, VAS, DHI and its physical, functional, and emotional subscales, GDS-15, and Neupsilin total score and its perception, memory, and praxis subscales. Conclusion: After VR, the vestibulo-ocular reflex gain increased, the impacts of dizziness on the quality of life and the psychological suffering decreased, and the overall cognitive function and perception, memory, and praxis skills improvedpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: estudos relatam melhora de habilidades cognitivas após a reabilitação vestibular, porém estes estudos utilizaram testes de rastreio cognitivo ou avaliaram habilidades cognitivas específicas, não contemplando uma avaliação cognitiva detalhada. Objetivo: avaliar as habilidades cognitivas, sintomas depressivos, funcionalidade e aspectos sociodemográficos de idosos com disfunção vestibular antes e após a reabilitação vestibular. Método: estudo longitudinal, quase experimental e analítico. A casuística foi composta por 11 idosos com idade entre 60 e 89 anos, ambos os sexos, todos com disfunção vestibular comprovada por meio dos exames VEMP e/ou v-HIT. Os participantes foram submetidos à avaliação cognitiva, da funcionalidade e dos sintomas depressivos antes e após oito sessões semanais de RV. Resultados: encontrou-se associação entre o MEEM com a escolaridade e com o DHI; o questionário de Pfeffer correlacionou-se com o DHI; a GDS-15 com a EVA e a EEB. Após a RV observou-se melhora do ganho do canal semicircular anterior direito, da EVA, do DHI e suas subescalas físico, funcional e emocional; GDS-15, Neupsilin total e suas subescalas percepção, memória e praxia. Conclusão: após a reabilitação vestibular houve aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, diminuição dos impactos causados pela tontura na qualidade de vida e do sofrimento psicológico, além da melhora da função cognitiva geral e das habilidades de percepção, memória e praxia.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDistúrbios da Comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectEquilíbrio Posturalpt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectTonturapt_BR
dc.subject.otherAudiologiapt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherTonturapt_BR
dc.subject.otherEquilíbrio Posturalpt_BR
dc.subject.otherReabilitaçãopt_BR
dc.subject.otherIdosopt_BR
dc.titleHabilidades cognitivas em idosos com disfunção vestibular submetidos à reabilitação vestibular: estudo pilotopt_BR
dc.title.alternativeCognitive skills in older people with vestibular dysfunction undergoing vestibular rehabilitation: a pilot studypt_BR
dc.title.alternativeHabilidades cognitivas en ancianos con disfunción vestibular en rehabilitación vestibular: estudio pilotopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/60065/42438pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3519-5771pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6535-1413pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6298-9377pt_BR
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